Carregando...
30/11/2023 11:00:00
CBJ

Treinadores compartilham experiências internacionais adquiridas no ProCIT

Iniciativa da CBJ levou os sensei Robert Marques (DF) e Rafael Garcia (RS) para acompanhar as Seleções Brasileiras de Transição na Europa

Treinadores compartilham experiências internacionais adquiridas no ProCIT
Foto: Beatriz Riscado/CBJ

A Confederação Brasileira de Judô promoveu, na noite desta quarta-feira (29), o sorteio do CBI: Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21, no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo. Além dos judocas da classe Juvenil conhecerem seus adversários, a reunião foi marcada pelos relatos dos sensei Robert Marques e Rafael Garcia sobre a experiência internacional adquirida no Programa de Capacitação e Integração de Técnicos, o ProCIT, que visa a formação e lapidação de treinadores do judô brasileiro. Neste ano, os dois participaram de Estágios Internacionais na Europa e puderam acompanhar de perto a rotina das Seleções Brasileiras de Transição, assim como outros 13 técnicos.


“O programa não é válido somente para nós técnicos, mas também para os atletas. Todos estão em processo de transição para aderir a Seleção principal, então a ida dos técnicos que estão com eles no dia a dia acaba somando e ajudando no progresso. Este ano eu estive na Polônia e sempre falo para os professores de Brasília viajar pelo ProCIT. Dentro do programa, nós estamos vivenciando todo o processo, seja ajudando na pesagem, conferindo os quimonos, fazendo o trabalho de aquecimento ou sentando como técnicos na competições. Acho que a troca de experiências que tivemos lá foi benéfico para todos os lados”, disse o sensei Robert Marques, da Academia Espaço Marques Guiness (DF).


“Fui para a Alemanha no início do ano e, apesar de estar bastante tempo no cenário nacional, essa foi minha primeira viagem para fora do país. A gente conseguiu colocar ‘a mão da massa’ e também aprender bastante com os outros treinadores. Pude atuar na competição e, para mim, isso foi extremamente importante porque pude ajudar alguns atletas que conseguiram avançar e fazer ótimas lutas. Depois desse estágio, eu pude levar para os meus atletas e técnicos do Grêmio Náutico União como é a experiência internacional, e a gente pôde construir um trabalho direcionado. Agradeço a CBJ pela oportunidade, acredito que essas vivências colaboram demais para nosso desenvolvimento profissional”, contou o sensei Rafael Garcia, do GNU (RS).


Além dos relatos, o sensei José Olívio Jr., técnico das Seleções Brasileiras de Transição, apresentou novidades sobre o ProCIT em 2024, ressignificado pela área de educação da CBJ. O curso de Formação Continuada de Treinadores, já promovido pela plataforma, terá futuramente a capacitação “Treinador Nível 2”, e o programa será exigência para o treinador adquirir o certificado.


Mais informações serão divulgadas em breve.


Treinadores que acompanharam as Seleções Brasileiras de Transição pelo ProCIT em 2023


Denilson Lourenço (E.C. Pinheiros)

Alexandre Lee (SESI-SP)

Rafael Garcia (Grêmio Náutico União)

Raquel Silva (Instituto Reação)

André Amorelli (Umbra-Vasco)

Phyllis Marques (Espaço Marques Guiness)

Ricardo Julianetti (Paineiras do Morumby)

Hugo Pessanha (Minas Tênis Clube)

Robert Marques (Espaço Marques Guiness)

Milena Mendes (Sogipa)

Alessandro Nasciimento (Judô Futuro)

Mariana Barros (Paineiras do Morumby)

Saimon Magalhães (Otoo Dojo)

João Darmieli (Tonietto)

Oswaldo Navarro (Academia Corpo e Arte)

Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL