Carregando...
17/08/2023 08:52:00
CBJ

Marius Vizer envia mensagem ao Brasil na ocasião do Encontro Nacional de Judô promovido pela CBJ

Presidente da Federação Internacional elogiou iniciativa do judô brasileiro e compartilhou sua visão de futuro para judô mundial

Marius Vizer envia mensagem ao Brasil na ocasião do Encontro Nacional de Judô promovido pela CBJ
Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judô. Foto: IJF

A Confederação Brasileira de Judô realiza, nesta semana, o Encontro Nacional de Judô, reunindo, em Pindamonhangaba (SP), as principais lideranças do judô brasileiro para dialogar sobre os caminhos do desenvolvimento da modalidade dentro e fora do tatame. A convite da CBJ, Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judô, enviou uma mensagem ao Brasil para contribuir com debate, trazendo sua visão de futuro para o judô globalmente.  

A maior autoridade do judô no mundo e responsável por uma verdadeira revolução na gestão do Circuito Mundial IJF, ainda elogiou a iniciativa da CBJ em promover esse espaço de reflexão e aprendizado.

 

Leia abaixo a mensagem na íntegra:

 

 

Prezado Senhor Presidente,

Querida Família do Judô Brasileiro, 

É com prazer que me dirijo a vocês por meio desta mensagem por ocasião desta importante assembléia de toda família do judô do Brasil, com o admirável objetivo de determinar o melhor curso de ação para o futuro do nosso esporte, o Judô. Gostaria de enfatizar a importância do judô brasileiro Confederação do judo mundial e a nível internacional, não só pelo elevado número de praticantes, mas também pela indiscutível qualidade do judô brasileiro, e sua constante presença nos pódios do World Judo Tour, bem como os excepcionais resultados olímpicos, em todos os edição dos Jogos Olímpicos. 

Para mim, pessoalmente, o Brasil tem um lugar especial no meu coração, pois fui eleito Presidente da Federação Internacional de Judô no Rio de Janeiro, em 2007. Desde então, o IJF teve inúmeras eventos internacionais de sucesso que acontecem no Brasil, incluindo o Campeonato Mundial de 2013. As Olimpíadas Rio 2016 também foram realizadas no Brasil, onde o Judô teve um desempenho excelente e temos desfrutado junto com os apaixonados aficionados do judô brasileiro, especial e momentos inesquecíveis. 

Enquanto vocês se reúnem para discutir sobre o futuro que queremos para o judô, gostaria de compartilhar com algumas das minhas percepções. Num mundo em rápida evolução, o desporto está cada vez mais sujeito a desenvolvimentos tecnológicos, socioeconômicos e geopolíticos que devemos antecipar e ser preparado para atender. Desafiar nosso pensamento é inevitável, mas também sabemos que nosso esporte tem todos os elementos de que precisa para prosperar e acompanhar todas as mudanças que ocorrem no mundo. 

Acredito que as respostas para a maioria das perguntas sobre o futuro do Judô estão na própria essência do judô: esporte educacional por excelência, o judô foi desde o início uma solução para a antiga busca da humanidade: “mens sana in corpore sano” – “mente sã em corpo são”. 

O desenvolvimento harmonioso de qualquer ser humano deve incluir tanto a saúde física quanto a moral aspectos. Este princípio básico é a principal fonte do Código Moral do Judô – um conjunto de princípios que aplicam-se tanto ao judô quanto à vida, igualmente. É este conjunto de princípios que distingue o Judo do outros esportes e o torna um bem valioso na vida de qualquer criança ou adulto. Portanto, Eu diria que para construir um futuro para o nosso esporte, precisamos construir a partir de sua educação dimensão, atraindo as novas gerações e usando o Judô para a melhoria da sociedade. 

Além disso, para qualquer organização desportiva, seja uma Federação Nacional ou Internacional, no que diz respeito ao estabelecimento de objetivos e estratégias futuras, acredito que a boa governação deve ser um pilar fundamental a ter em conta. Boa governança, atuação transparente é o que nos dá credibilidade e estabelece confiança com autoridades, parceiros e público em geral.

Finalmente, um terceiro aspecto que deve ser considerado ao planejar o futuro é a digitalização. Somos testemunhas, mas também atores do processo de digitalização mais rápido de todos os tempos, que muda a forma como o esporte é consumido e percebido. As novas mídias são a melhor maneira direta de atingir a população mais jovem e, em geral, os indivíduos ocupados e altamente móveis desta década. Acredito que seguindo o exemplo da IJF, todas as Federações Nacionais também devem desenvolver este setor para ter sucesso no futuro.

Foi um prazer compartilhar meus pensamentos com vocês, querida família do judô brasileiro, e espero que juntos tomem as melhores decisões sobre o futuro do judô no Brasil, aproveitando os resultados e a paixão que sempre caracterizaram o judô brasileiro. Desejo a todos sucesso e muitas conquistas por vir, ao mesmo tempo em que garanto o apoio e a colaboração da IJF em todos os seus empreendimentos futuros.

Com os melhores cumprimentos do Judô,

 

Marius L. Vizer 
IJF President 

Mensagem Original (Versão em Inglês)
Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL