Carregando...
26/08/2024 19:02:00
Paris 2024

Judocas olímpicos e presidente da CBJ são recebidos por Lula, em Brasília

Natasha Ferreira, Willian Lima, Ketleyn Quadros, Guilherme Schimidt, Rafael Silva, Beatriz Souza e Silvio Acácio Borges participaram de cerimônia no Planalto, nesta segunda, 26

Judocas olímpicos e presidente da CBJ são recebidos por Lula, em Brasília
Lula recebeu atletas olímpicos para celebrar medalhas de Paris 2024. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, e parte da seleção brasileira de judô que brilhou nos Jogos de Paris 2024 foram recebidos, em Brasília, nesta segunda-feira, 26, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro do Esporte, André Fufuca. A solenidade aconteceu no Planalto e homenageou diversos atletas do Time Brasil que representaram o país nos Jogos Olímpicos.  


“É importante que a gente tire muitas lições da nossa participação em Jogos Olímpicos. Eu confesso a vocês que, quando nós conquistamos as Olimpíadas para 2016, no Brasil, eu sonhava que o Brasil pudesse se transformar numa grande potência olímpica. O tempo foi passando e eu descobri que não basta boa vontade. É preciso que tenham políticas de investimento para que a gente possa ser essa potência olímpica. É preciso que a gente comece a ter nossas escolas desde o ensino fundamental preparadas para que as crianças possam aprender lá a iniciação da prática esportiva. Se o presidente Paulo Wanderley quiser convocar uma reunião com atletas, dirigentes, no Rio de Janeiro, eu estou disposto a ir lá para a gente discutir o que fazer nos próximos quatro anos”, ponderou o presidente Lula em seu discurso, demonstrando disponibilidade para apoiar o esporte nacional no ciclo para Los Angeles 2028. 


Maior medalhista da história olímpica do Brasil com 28 pódios, o judô foi representado por seis atletas que estiveram em Paris: Natasha Ferreira, Willian Lima, Ketleyn Quadros, Guilherme Schimidt, Rafael Silva, Beatriz Souza, campeã olímpica e medalhista de bronze por equipes, que foi convidada a falar em nome das atletas. 


“Sr presidente, Sra. primeira-dama, muito prazer estar aqui. Falo que foi uma honra poder trazer essa medalha de ouro para o Brasil. É lindo ver a emoção e fico feliz de poder passar toda aquela felicidade que eu senti e gratidão a todos os brasileiros. Tenho certeza que todos se emocionaram comigo, vibraram e torceram. Em nome de todos os atletas eu quero agradecer a torcida de cada um de vocês. A torcida do brasileiro eu sempre falo que é diferenciada. Nosso calor, nosso amor, nossa união, não só pelo esporte, mas o respeito que a gente cria durante toda essa trajetória um pelo outro deixa tudo mais mágico. Quero agradecer também ao Bolsa Pódio. Posso dizer que transformou não só a minha vida, mas a vida de todos aqui. É um grande investimento que a gente pode ter na nossa carreira, na nossa vida. Nos ajuda a investir não somente no esporte que é a nossa maior prioridade. Abdicamos de muita coisa para estar aqui, para levar o nome do Brasil aos Jogos Olímpicos. Temos um histórico maravilhoso, posso dizer em nome do judô. Agradeço a todos que vieram antes de mim e me sinto muito honrada em poder continuar escrevendo essa linda história”, comentou a campeã olímpica.  


A comitiva olímpica em Brasília foi capitaneada pelo presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, que destacou o sucesso da campanha brasileira em Paris alcançando o segundo melhor resultado da história do país em Jogos Olímpicos, com 20 medalhas


“É uma honra, um orgulho ter sido convidado para essa merecida homenagem aos nossos atletas. Quero dizer que não é a primeira vez que o senhor faz isso. Eu sou testemunha de que em 2005 o senhor nos recebeu aqui no Palácio, com a seleção de judô, onde nós conseguimos pela primeira vez um patrocínio para o judô brasileiro através da Infraero. Foi a sua intervenção que fez isso. Então, a nossa gratidão de sempre. Agradecer também a sua pronta resposta em relação à premiação. O COB premiou com verba privada os medalhistas olímpicos de ouro, prata e bronze. Foram quatro milhões e seiscentos mil reais. Ia doer no bolso aquele imposto de renda e o senhor aliviou o bolso da rapaziada. O resultado dos Jogos Olímpicos foi o segundo melhor da nossa história, estamos na média alta. Mantendo o resultado e subindo sempre. Tenho que evidenciar a participação do Governo Federal com seus diversos programas. Presidente, muito obrigado, isso faz a diferença realmente”, disse Paulo Wanderley, relembrando o período em que foi presidente da CBJ antes de pontuar o apoio atual do Governo Federal ao movimento olímpico brasileiro. 


Por fim, todos posaram para foto oficial e alguns atletas, simbolicamente, penduraram suas medalhas no pescoço do presidente Lula, incluindo o ouro de Bia Souza.