Carregando...
16/09/2023 02:19:00
Seleção Brasileira - Principal

Daniel Cargnin desbanca canadense em casa para conquistar primeiro ouro pan-americano no 73kg

Brasileiro venceu Arthur Margelidon pela quinta vez consecutiva e celebrou retorno ao pódio pan-americano

Daniel Cargnin desbanca canadense em casa para conquistar primeiro ouro pan-americano no 73kg
Daniel Cargnin foi campeão pan-americano no 73kg. Foto: Lara Monsores/CBJ

Daniel Cargnin está de alma lavada após conquistar o título do peso leve (73kg) no Campeonato Pan-Americano e Oceania Clagary 2023. Depois de ficar fora do pódio em 2022 por conta de uma lesão sentida durante a competição, neste ano, o brasileiro se apresentou 100% fisicamente e não deu chances aos adversários. 


Venceu Andres Sandoval, da Colómbia, com um ipponzaço na primeira luta e bateu o mexicano Gilberto Cardoso, na semifinal, forçando três punições ao adversário.


Na decisão, encontrou um adversário conhecido, que já havia superado nas quatro ocasiões em que se enfrentaram. De novo, Cargnin foi superior e, de forma muito veloz e oportunista, conseguiu um contra-ataque fatal para projetar Arthur Margelidon, do Canadá, por ippon. Quinta vitória consecutiva do brasileiro sobre o canadense, medalha de ouro no peito, sexto ponto garantido e missão cumprida em Calgary. 


“Eu estou muito feliz e, confesso, que de alma lavada. Ano passado foi uma competição muito difícil, que eu me machuquei na semi. Então, sair com um ouro daqui, num ano que também está sendo difícil, eu operei. Sair com essa medalha de ouro mostra que eu estou no caminho certo, são pontos importantes para ser cabeça-de-chave nas Olimpíadas. Missão cumprida no individual e domingo tem equipes. A final foi contra um atleta canadense que eu já conheço, que ficou em quinto lugar no último mundial, quinto na olimpíada. É seguir treinando agora, com os pés no chão, para ano que vem chegar bem em Paris”, resumiu Cargnin, que é, atualmente, o número 7 do ranking mundial no 73kg. 


Nesta temporada, ele já conquistou uma prata no Grand Slam de Paris, ouro no Grand Slam de Tel Aviv e ouro no Open da Bahia. Cargnin, que foi bronze nos Jogos de Tóquio 2020 e bronze no Mundial de 2022, acabou ficando fora do Mundial de 2023 por uma lesão nas costas. 


Retornando após a cirurgia, venceu o Open da Bahia, competição de menor nível técnico no circuito, e acabou sendo eliminado nas oitavas do World Masters, evento que reúne apenas os 36 melhores do mundo em cada peso. Com isso, o resultado no Pan poderá entrar como seu melhor sexto ponto no somatório do ranking olímpico.


Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL