Carregando...
26/04/2024 20:46:00
Seleção Brasileira - Principal

Brasil conquista oito medalhas no primeiro dia de Pan-Americano, com direito a quatro ouros

Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Michel Augusto (60kg) e Willian Lima (66kg) foram os campeões. País teve mais duas pratas e dois bronzes

Brasil conquista oito medalhas no primeiro dia de Pan-Americano, com direito a quatro ouros
Brasil conquistou oito medalhas no primeiro dia do Pan de Judô, no Rio. Foto: Anderson Neves/CBJ

O judô brasileiro começou avassalador no primeiro de disputas sênior do Campeonato Pan-Americano e Oceania Rio 2024. Foram quatro ouros, duas pratas e dois bronzes conquistadas por judocas do Brasil nesta sexta-feira, 26, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. 


Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Michel Augusto (60kg) e Willian Lima (66kg) foram campeões; Daniel Cargnin (73kg) e Nauana Silva (63kg) foram vice-campeões; e Amanda Lima (48kg) e Ketleyn Quadros (63kg) conquistaram medalhas de bronze. Natasha Ferreira (48kg) também lutou nesta sexta e ficou em quinto lugar. 


Resumão do dia


O primeiro ouro veio do ligeiro Michel Augusto (60kg), que bateu David Terao, dos Estados Unidos, nas punições e conquistou, pela primeira vez, o título continental. 


Nas eliminatórias, Michel passou por Jose Ramos, da Guatemala, por ippon, e superou Bernabe Vergara, do Panamá, por waza-ari. Na semifinal, bateu o mexicano Arath Juarez, nas punições. 


O segundo ouro do dia para o Brasil veio com Larissa Pimenta que, mais uma vez, derrotou Angelica Delgado, nas punições, e conquistou seu quinto título pan-americano na classe sênior. 


A campanha de Pimenta teve vitória por ippon sobre Francine Echevarria, de Porto Rico, nas quartas-de-final. Na semi, bateu a australiana Tinka Easton com um ipponzaço e bateu Delgado em combate acirrado definido nas punições (3-2). 


Willian Lima (66kg) faturou o terceiro ouro brasileiro do dia ao bater Juan Postigos, do Peru, com um ipponzaço. Antes, ele vencera Robin Jara (MEX), por waza-ari, e Willis Garcia (VEN) e Orlando Polanco (CUB) com mais dois ipponzaços. 


E, então, Rafaela Silva (57kg) fez a arena tremer em um combate tenso com a atual campeã mundial, Christa Deguchi, do Canadá, definido nas punições a favor da brasileira (3-2). Na comemoração, Rafa apontou a tríplice coroa conquistada em sua cidade natal. Campeã mundial no Rio, em 2013, olímpica, em 2016, e, agora, continental. 


Na quinta final com brasileiro, Daniel Cargnin (73kg) chegou a projetar Arthur Margelidon, do Canadá, por ippon, mas o cronômetro já havia zerado antes do início do golpe. No golden score, o brasileiro conseguiu nova projeção, que não foi validada pelo vídeo replay. Até que Margelidon encaixou um contragolpe que, apesar da tentativa de defesa por Daniel, foi validado como ippon pela arbitragem de vídeo e o brasileiro ficou com a prata. 


Cargnin venceu Ferney Ruiz Meza, da Colômbia, por waza-ari, na estreia; bateu Facundo De Lucia (ARG), por ippon; e Ulisses Mendez (MEX), na semifinal. 


A última chance de ouro do Brasil veio com Nauana Silva (63kg), que enfrentou Katharine Haecker, da Austrália, na final e acabou desclassificada por apoiar a cabeça no chão ao executar uma técnica de projeção. Com isso, o Brasil ficou com sua segunda medalha de prata. 

Já as medalhas de bronze foram conquistadas por Ketleyn Quadro (63kg), que bateu Anriquelis Barrios, da Venezuela, com uma chave de braço; e por Amanda Lima (48kg), que venceu sua compatriota Natasha Ferreira por waza-ari.  


A caminhada de Amanda começou com vitória por ippon sobre Jacqueline Solis, da Guatemala. Nas quartas-de-final, a brasileira conseguiu finalizar Edna Carrillo e, na semifinal perdeu para a chilena Mary Dee Vargas Ley, que ficou com o ouro. 


Já Ketleyn, bateu Maeve Coughlan (AUS) e Hannah Martin (USA), perdendo apenas na semifinal para Nauana Silva, que havia batido Agustina De Lucia (ARG) e a mexicana Prisca Awiti Alcaraz. 


O Pan continua neste sábado, com mais brasileiros em ação a partir das 10h. 


PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (26/04)

Categorias: F: -48kg; -52kg; -57kg; -63kg; M: -60kg; -66kg; -73kg

Horário: 10h - preliminares | 16h - bloco final

Sábado (27/04)

Categorias: F: –70kg; -78kg; +78kg; M: -81kg; -90kg; -100kg; +100kg

Horário: 10h - preliminares | 16h - bloco final

Domingo (28/08)

Equipes Mistas

Horário: 10h

Transmissão ao vivo: CBJ TV e Judo TV (preliminares) | Canal Olímpico do Brasil e NSports (finais)


O Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô Rio de Janeiro 2024 tem o patrocínio da Light por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer; patrocínio da Prefeitura do Rio via Secretaria de Esportes; e é realizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Instituto Ofir, sob chancela da Confederação Pan-Americana de Judô, da União de Judô da Oceania e da Federação Internacional de Judô, com apoio do Comitê Olímpico do Brasil e da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.


SAIBA MAIS ACESSANDO www.cbj.com.br/judorio2024 


Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL