Judô brasileiro fatura cinco medalhas no Campeonato Mundial Militar
Competição aconteceu na Alemanha e delegação de seis atletas colocou o Brasil na liderança do quadro geral de países
O Brasil fez uma ótima campanha na 43ª edição do Campeonato Mundial Militar de Judô, de 25 a 27 de junho, em Warendorf, na Alemanha, e conquistou cinco medalhas. O país contou com seis atletas em disputa e teve quatro ouros e um bronze, liderando o quadro geral da competição com 30 países participantes.
No primeiro dia de disputas, o judô brasileiro subiu ao pódio uma vez com Jéssica Lima (-57kg), que levou a medalha de bronze. Já no segundo, Gabriel Falcão (-81kg) foi campeão da categoria.
Jéssica primeiro venceu atleta da Hungria, teve revés na semifinal contra polonesa e na disputa de bronze superou a italiana Michela Terranova, enquanto Gabriel passou por atletas da França, Alemanha e Itália, e na final levou o ouro contra Askerbii Gerbekov, do Bahrein.
Ainda no mesmo dia, Vinicius Ardina (-73kg) foi quinto colocado e Nauana Silva (-63kg) sétima.
No terceiro dia de competição, o Brasil teve dois ouros, com Marcelo Fronckowiak (-90kg) e Beatriz Souza (+78kg).
Marcelo venceu atletas da Coreia do Sul, Lituânia e França, e na final foi campeão sobre Tiziano Falcone, da Itália. Enquanto isso, Beatriz passou por Ruslana Bulavina, da Ucrânia, na semifinal, e por Julia Tolofua, da França, na final.
Após a campanha no individual, o Brasil fechou o Mundial Militar com mais um ouro conquistado pela equipe mista. A trajetória até o topo do pódio contou com vitórias sobre a Hungria, por 4x3, nas quartas de final; sobre a Alemanha, por 4x0, na semifinal; e sobre a França, por 4x1, na grande final.
Além das medalhas, o judô brasileiro ainda faturou mais uma conquista na competição, com a premiação de Gabriel Falcão como melhor atleta masculino.
Os judocas militares integram as Forças Armadas do Brasil por meio do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR). Saiba mais aqui.