Brasil lidera quadro geral de medalhas e domina Mundial de Veteranos
Competição que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, chegou ao fim nesta sexta, 08, com 38 medalhas para o judô brasileiro
O judô brasileiro alcançou mais uma campanha histórica no Campeonato Mundial de Veteranos, que reuniu 1.132 judocas de 67 países, em Las Vegas, nos Estados Unidos, nesta semana. A delegação brasileira foi representada por 81 judocas e voltará do evento com 38 medalhas na bagagem.
Os 15 ouros, 8 pratas e 15 bronzes colocaram o país no primeiro lugar do quadro geral de medalhas à frente da França (14 ouros, 18 pratas e 20 bronzes) e dos Estados Unidos (9 ouros, 8 pratas e 22 bronzes). + RESULTADOS
O resultado chama a atenção pelo fato de a delegação brasileira não ser a maior em número de representantes. Os franceses tiveram 172 judocas e os anfitriões 240.
Destaques na arbitragem
Além do show no tatame por parte dos competidores, o Brasil fez bonito também em outra frente. Neste Mundial, a Federação Internacional de Judô experimentou uma nova geração de árbitros e árbitras com objetivo de promover a renovação em seu quadro para o novo ciclo rumo a Los Angeles 2028. Entre os convocados estavam a árbitra brasileira Kamila Lemos e o árbitro supervisor André Mariano dos Santos.
“Do ponto de vista da arbitragem, convidamos muitos árbitros novos. Eles representam uma nova geração. Os melhores serão convidados a participar também do World Judo Tour, onde ganharão mais experiência”, explicou Armen Bagdasarov, diretor de arbitragem da FIJ.
Chance também no Kata
Com a finalização do Mundial de Veteranos, começa, neste sábado, 09, o Mundial de Kata, em que o Brasil terá, novamente, a chance de subir ao pódio em Las Vegas.
A dupla formada por Roberto Carlos Pereira e Nadia Hissako Hori representarão o Brasil neste Mundial, nas disputas do Ju-No-Kata.