Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata mostra show de talento e paixão pelo judô
Competição aconteceu em agosto, em Anápolis, e reuniu mais de 400 judocas em dois dias de disputas
Nos dias 24 e 25 de agosto, a cidade de Anápolis, em Goiás, foi palco do Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata. A competição organizada pela CBJ e FEGOJU teve mais de 400 judocas no Ginásio Newton de Faria, e ainda pôde celebrar o judô como um esporte para todos e filosofia de vida.
“Tivemos lutas eletrizantes e um dos campeonatos mais equilibrados de todos os tempos, contando com vários medalhistas mundiais, pan-americanos e sul-americanos, que aumentaram ainda mais o nível desta competição”, disse Cristian Cezário, Coordenador Nacional de Veteranos.
A competição de Veteranos tem regulamento adaptado às necessidades da classe, dividindo os atletas em categorias de peso e também grupos etários. Judocas de 29 a 80 anos podem participar desse tipo de evento que, de acordo com a Federação Internacional de Judô, deve ser encarado como um festival esportivo e social que promova o bem-estar e uma grande confraternização entre os praticantes.
E, tendo em vista que o evento não é direcionado a atletas profissionais de alto rendimento, mas sim a praticantes e amantes do judô que têm no esporte um estilo de vida e de promoção da saúde, a CBJ estabeleceu, desde o ano passado, o Protocolo de Avaliação Pré-Participação Esportiva que exige uma série de exames laboratoriais, de imagem e cardiológicos que atestem a aptidão dos judocas para participarem do evento.
Além disso, o Ginásio Newton de Faria contou com uma estrutura de primeira para a competição, com intuito de atender a todas as necessidades dos judocas.
“Cada vez pensando mais na classe veteranos, a CBJ, juntamente com a FEGOJU, proporcionaram um ambiente seguro, disponibilizando no ginásio UTIs móveis, equipes médicas, fisioterapeutas, climatizadores e estações de frutas e água para que nossos judocas se preocupassem em apenas em competir. Agradeço à equipe de eventos da CBJ, que nos deu todo suporte, aos apoiadores da FEGOJU e FEMEJU, aos presidentes que se estiveram presentes no evento, e ao nosso presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, que tanto acredita na classe de veteranos e cada vez nos apoia mais”, disse Cristian.
No quadro geral da competição, o estado de São Paulo foi o grande campeão masculino, seguido pelo Rio de Janeiro e Bahia. Já no feminino, São Paulo também foi campeão geral, com Goiás em segundo lugar e o Rio de Janeiro em terceiro.
Em relação aos clubes, o Instituto Camaradas Incansáveis, de São Paulo, conquistou o maior número de medalhas na competição, com nove ouros, duas pratas e dois bronzes.
As próximas competições internacionais do time de veteranos e kata serão neste mês de setembro, no Campeonato Pan-Americano, em Bogotá; e em novembro, no Campeonato Mundial, em Las Vegas, nos Estados Unidos.