Goiás recebe cerca de 400 judocas para o Brasileiro de Veteranos e Kata
Competição acontecerá neste final de semana, 24 e 25 de agosto, na cidade de Anápolis
Depois do êxtase olímpico em Paris 2024, o judô volta suas atenções ao Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata, que acontecerá neste final de semana, 24 e 25 de agosto, em Anápolis, Goiás. Ao todo, 402 judocas estão inscritos nas categorias de veteranos, que terão lutas no sábado e no domingo. Já o Kata será realizado na manhã de sábado. O presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, estará presente, acompanhando o evento in loco ao lado do presidente anfitrião, Josmar Amaral, da FEGOJU.
“Anápolis respira esporte, e o judô faz parte desta corrente. Neste ano, já recebemos o Campeonato Brasileiro da Região Centro-Oeste, em abril, e agora temos a oportunidade de sediar um dos principais eventos da modalidade no país. A Fegoju espera ter bons resultados nesta competição e conseguir trazer medalhas para nosso estado”, comentou o presidente anfitrião, Josmar Amaral, da Federação Goiana de Judô, responsável pela organização do evento.
A competição de Veteranos tem regulamento adaptado às necessidades da classe, dividindo os atletas em categorias de peso e também grupos etários. Judocas de 29 a 80 anos podem participar desse tipo de evento que, de acordo com a Federação Internacional de Judô, deve ser encarado como um festival esportivo e social que promova o bem-estar e uma grande confraternização entre os praticantes.
Protocolo de Avaliação Pré-Participação Esportiva
Tendo em vista que o evento não é direcionado a atletas profissionais de alto rendimento, mas sim a praticantes e amantes do judô que têm no esporte um estilo de vida e de promoção da saúde, a CBJ estabeleceu, desde o ano passado, o Protocolo de Avaliação Pré-Participação Esportiva que exige uma série de exames laboratoriais, de imagem e cardiológicos que atestem a aptidão dos judocas para participarem do evento.
As lutas acontecerão no Ginásio Internacional Newton Pereira, a partir das 9h (hora local) e a entrada é gratuita.