Carregando...
18/08/2023 23:12:00
Seleção Brasileira - Principal

Willian Lima e Jéssica Pereira são campeões do Grand Prix de Zagreb

Com ótimo início, país Brasil lidera quadro geral de medalhas da competição, que seguirá no final de semana com mais atletas brasileiros no tatame

Willian Lima e Jéssica Pereira são campeões do Grand Prix de Zagreb
Willian Lima comemora vitória na final do Grand Prix de Zagreb. Foto: Emanule di Feliciantonio/IJF

O judô brasileiro teve um desempenho excelente no primeiro dia do Grand Prix de Zagreb, competição que distribui até 700 pontos no ranking olímpico classificatório para Paris 2024. Nesta sexta, os meio-leves Willian Lima (66kg) e Jéssica Pereira (52kg) venceram todos os adversários e conquistaram duas medalhas de ouro para o Brasil. Com o resultado, país lidera parcialmente o quadro geral de medalhas da competição, que segue neste final de semana com mais brasileiros no tatame.  

Jéssica Pereira ressurge e volta ao pódio do Circuito Mundial  

Embalada por bons resultados recentes, a carioca Jéssica Pereira estreou com vitória sobre a cabeça de chave Estrella Lopez Sheriff, da Espanha, nas punições depois de marcar um waza-ari. Em seguida, bateu a jovem turca Zeliha Cinci, por ippon, e avançou às quartas-de-final, onde superou Gabriela Dimitrova, da Bulgária, também por ippon. 

Na semifinal, Jéssica venceu a alemã Mascha Ballhaus com uma chave de braço em uma das lutas mais duras da sua campanha. Primeiro, abriu um Waza-ari de vantagem, mas a alemã buscou o empate antes do tempo esgotar. A finalização no ne-waza, uma das especialidades da brasileira, veio no Golden score, garantindo Jéssica na final.  

A luta pelo ouro foi com a marroquina Soumiya Iraoui e Jéssica se impôs com melhor pegada, aproveitando um ataque desequilibrado da adversária para contra-golpeá-la e marcar o Waza-ari. Administrou os últimos dez segundos de luta e venceu o combate com tranquilidade.  

“Estou muito feliz com essa conquista, eu treinei muito para estar aqui. Essa é uma medalha muito importante para mim nessa corrida para os Jogos Olímpicos. Essa medalha aqui é do Brasil”, comemorou Jéssica.  

O ouro em Zagreb foi o terceiro da brasileira neste ano e o mais importante desde que ela retornou da categoria leve (57kg), onde lutava desde 2020, para a meio-leve (52kg), que era sua categoria de origem quando integrou a seleção pela primeira vez.  

Aos 28 anos, ela decidiu recomeçar a caminhada pelo sonho olímpico, em junho, quando lutou e venceu a Seletiva Nacional no 52kg, ganhando a oportunidade de representar o Brasil neste Grand Prix. A preparação passou pelas etapas de Open Pan-Americanos, na Bahia e em Lima, Peru, em julho, com outros dois ouros, que também colocaram Jéssica dentro da zona de classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago.  

Com os 700 pontos de Zagreb, Jéssica deve dar um bom salto no ranking mundial e entrar no Top 50 da categoria.  

Willian Lima recupera boa forma para levar ouro em Zagreb  

O segundo ouro do Brasil em Zagreb veio com Willian Lima, que ainda registrou o ippon mais bonito da competição na semifinal contra Giorgios Balarjshvili, do Chipre. Antes disso, ele bateu Michael Fryer, da Grã-Bretanha, por Waza-ari, na primeira rodada, e passou por Myeongjin Kim, da Coreia do Sul, nas oitavas-de-final, também por waza-ari.  

Nas quartas, superou o usbeque Mukhiriddin Tilovov e chegou à semifinal, onde derrotou o atleta do Chipre para chegar à final.  

Na última luta, Willian se antecipou em todas as tentativas de ataque e conseguiu vencer o combate forçando três punições a Sardor Nurillaev, outro usbeque.  

“É uma sensação muito gratificante. Eu estudei muito em cima dos meus erros com meus técnicos e consegui executar isso com perfeição hoje. O resultado é essa medalha de ouro pra gente e é isso, agradeço a torcida de todos”, resumiu Willian.  

Essa foi a terceira medalha do brasileiro em 2023. Ele começou a temporada com um bronze no Grand Slam da Turquia, em março, e foi campeão do Open de Guayaquil, em julho.  

Jéssica Lima fica em quinto lugar 

O Brasil ainda teve uma terceira disputa por medalha nesta sexta, com Jéssica Lima no peso leve feminino (57kg). Ela chegou à disputa pelo bronze, mas acabou superada por Kaja Kajzer, da Eslovênia. 

Na campanha, Jéssica bateu Martha Fawaz, da França, e Maya Leopold, de Israel, nas primeiras rodadas. Caiu para Marica Perisic, da Sérvia, nas quartas, e venceu Altantsetseg Batsukh, dos Emirados Árabes, na repescagem.  

Outros quatro brasileiros lutaram nesta sexta, mas não avançaram nas chaves. Confira os resultados completos. 

Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL