Carregando...
12/05/2024 12:32:00
Seleção Brasileira - Principal

Brasil fecha último Grand Slam de judô com duas pratas e um quinto lugar, no Cazaquistão

Três judocas lutaram neste domingo, último dia, mas não avançaram ao bloco final. Pimenta e Rafaela foram prata, na sexta

Brasil fecha último Grand Slam de judô com duas pratas e um quinto lugar, no Cazaquistão
Sarah Menezes e Larissa Pimenta no Grand Slam de Astana. Brasileira foi prata no 52kg. Foto: Tamara Kulumbegalashvili/IJF

O judô brasileiro encerrou, neste domingo, 12, sua participação no Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, o último antes dos Jogos Olímpicos. Na sexta, Larissa Pimenta (52kg) e Rafaela Silva (57kg) conquistaram medalhas de prata e, no sábado, 11, Nauana Silva (63kg) caiu na disputa de bronze e terminou em quinto lugar, melhores resultados do Brasil na competição. 


Neste domingo, último dia de combates, o país foi representado por três judocas, que não avançaram em suas chaves e ficaram longe do pódio. 


O melhor desempenho do dia foi da peso pesado Giovanna Santos, que bateu a cazaque Aida Toishibekova, por ippon, na primeira luta, mas parou na vice-campeã olímpica, Romane Dicko, da França, nas oitavas-de-final. Dicko fechou o dia com a medalha de ouro. 


No masculino, os dois pesos médios brasileiros que lutaram neste domingo perderam na primeira luta. Rafael Macedo (90kg), já garantido em Paris, buscava pontos para melhorar sua 12ª posição no ranking olímpico e entrar no top 8 para ser cabeça de chave nos Jogos, mas o objetivo não foi alcançado. Ele perdeu para o mongol Altanbagana Gantulga, que não está classificado para Paris, nas punições. Macedo luta o Mundial de Abu Dhabi, na semana que vem, de olho nesses pontos. 


Já Marcelo Gomes (90kg), que também está fora do ranqueamento olímpico, caiu para o russo Yahor Varapayeu, nº 59 do mundo, por ippon, na primeira luta. Varapayeu terminou o Grand Slam com a medalha de ouro


O próximo e último compromisso da seleção brasileira de judô antes de Paris será o Campeonato Mundial de Abu Dhabi, que começa no dia 19 de maio e vai até 24, distribuindo até 2.000 pontos na classificação olímpica. O Brasil já tem judocas confirmados em 10 categorias e busca classificar mais quatro para ir à Paris com time completo. Essa será a missão de Natasha Ferreira (48kg), Amanda Lima (48kg), Ketleyn Quadros (63kg), Nauana Silva (63kg), Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg) e Michel Augusto (60kg) em Abu Dhabi. 


Convocados e programação do Mundial Abu Dhabi 2024.