Treinadores analisam chances do Brasil após sorteio das chaves
Competição de judô começa neste sábado, 28, em Santiago, com seis brasileiros no tatame, entre eles, a campeã olímpica Rafaela Silva
Um dia antes da estreia do judô nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, os brasileiros conheceram seus primeiros adversários. Nesta sexta-feira, 27, foram sorteadas as chaves das 14 categorias individuais e da competição por equipes mistas.
A competição começa neste sábado, 28, às 10h (Brasília), com seis judocas brasileiros em ação no primeiro dia. Entre eles, a campeã olímpica e mundial, Rafaela Silva (57kg). Ao todo, a seleção contará com 19 representantes no tatame da Arena de Esportes de Contato ao longo dos três dias de disputas individuais (28, 29 e 30).
Após uma semana de treinos em Santiago e com as chaves definidas, os treinadores do Brasil puderam analisar melhor as chances dos judocas brasileiros e demonstraram bastante confiança em uma boa apresentação em Santiago.
“O judô nas Américas é muito forte. Nós temos os nossos tradicionais adversários em algumas situações nos primeiros confrontos. Em outras, nos confrontos lá na frente, semifinal e final. Mas, a nossa equipe está bem preparada e a nossa equipe é forte. O mais importante é isso”, comentou Kiko Pereira, treinador da seleção masculina, que terá 9 atletas.
“Eu sou uma pessoa muito positiva, acredito muito na minha equipe. A projeção é que a equipe, no geral, tem possibilidade de estar no pódio. Acredito que todo dia temos possibilidade de conquistar algumas medalhas. Não dá para a gente imaginar qual cor vai ser, mas a sensação é de que virão resultados positivos”, projetou Sarah Menezes, treinadora da seleção feminina junto com Andrea Berti, que destacou a motivação dos atletas para essa competição.
“A expectativa para esses Jogos é que a gente consiga medalhas em todas as categorias. Claro que um bom desempenho e que a maior parte seja de ouro. Esses Jogos foram diferentes, pois tivemos que classificar os atletas, todos brigaram para conquistar essa vaga e estão muito motivados para estar aqui. Com a preparação bem feita, a expectativa é de bons resultados”, afirmou Andrea.
Seis judocas lutam neste sábado, 28
O primeiro dia de judô em Santiago terá cinco categorias em disputa e seis brasileiros em ação: Michel Augusto (60kg), Willian Lima (66kg), Amanda Lima (48kg), Aléxia Nascimento (48kg), Larissa Pimenta (52kg) e Rafaela Silva (57kg).
No masculino, tanto Michel, quanto William saíram de bye, nas oitavas.
Willian aguarda o vencedor do duelo entre Willis Garcia (VEN) e Joaquin Tovagliari (ARG). Já Michel, espera o vencedor de Jose Ramos (EAI) e Jairo Moreno (ESA).
No feminino, as estreantes Amanda Lima (48kg) e Aléxia Nascimento (48kg) dobram as chances do Brasil no peso Ligeiro, ao lado das experientes Larissa Pimenta (52kg) e Rafaela Silva (57kg).
Amanda lutará contra Luz Pena, do Equador, nas oitavas; Aléxia encara Maria Gimenez, da Venezuela, na primeira rodada.
Atual campeã pan-americana, Pimenta estreia de bye nas oitavas, esperando a vencedora de Judith Gonzalez (CHI) x Aracelly Barrionuevo (ECU).
Por fim, Rafaela Silva, também de bye nas oitavas, aguarda a vencedora do confronto entre Mariah Holguin (EUA) e Kristine Jimenez (PAN).
O Canal Olímpico do Brasil e a Caze TV transmitem, ao vivo, o Pan para o Brasil, no Youtube. As disputas por medalhas serão no mesmo dia, a partir das 15h (Brasília).