TÓQUIO - Michel Augusto e Bianca Reis ficam perto do bronze, mas terminam em quinto lugar no primeiro dia do Grand Slam
Brasileiros destacaram-se nas eliminatórias, mas perderam para russo e francesa na disputa de medalha. Léo Gonçalves e Rafael Macedo lutam no segundo dia
O judô brasileiro chegou muito perto de conquistar duas medalhas no Grand Slam de Tóquio, que começou na madrugada deste sábado e vai até domingo.
Bianca Reis, de 19 anos, em sua estreia internacional com a seleção principal, chegou à disputa pelo bronze depois de ótima campanha nas eliminatórias, mas foi superada pela francesa Martha Fawaz, por waza-ari, e a medalha escapou.
Assim como Michel Augusto, de 20 anos, que parou no russo Ayb Bliev, também na disputa pela medalha de bronze do peso ligeiro masculino.
Jéssica Lima (57kg) e Ronald Lima (66kg) ficaram em sétimo lugar, parando na repescagem, enquanto Natasha Ferreira (48kg) e Rafaela Silva (57kg) ficaram nas oitavas-de-final.
Na madrugada deste domingo, 08, Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg) serão as últimas chances de medalha para o Brasil no Japão.
57kg
Aos 19 anos, Bianca não sentiu a pressão de pisar no tatame mais tradicional do Circuito Mundial e encarou a anfitriã Moa Ono com personalidade. Tomou as iniciativas do combate e venceu nas punições, forçando três shido à japonesa.
Na parte de cima da chave, Jéssica Lima, medalhista de prata no Grand Slam de Tóquio de 2023, venceu Hongsu Choo, da Coréia do Sul, com um ipponzaço e avançou às quartas para o duelo 100% brasileiro com Bianca.
As duas já haviam lutado três vezes neste ano, com retrospecto melhor para Bianca, que bateu Jéssica na semifinal do Campeonato Brasileiro Sênior, em Vitória, há duas semanas, e no Grand Prix Interclubes, em Belo Horizonte, em novembro. No Troféu Brasil, porém, a vitória ficou com Jéssica, também na semifinal daquele evento em que ela sagrou-se campeã.
No Japão, Jéssica começou melhor e marcou um waza-ari, revertendo uma entrada de Bianca. Mas, nos segundos finais, Bibi encaixou a imobilização nos segundos finais e virou o placar, superando a compatriota por ippon.
Assim, Bianca avançou à semifinal, mas não foi páreo para a joponesa Megumi Fuchida, que finalizou o combate com um waza-ari seguido de imobilização.
Na luta pelo bronze, a brasileira encarou Martha Fawaz, da França, que conseguiu punir Bianca duas vezes e ainda projetá-la para marcar um waza-ari e administrou a vantagem até o fim para conquistar o bronze.
Jéssica Lima, por sua vez, foi desclassificada do combate de repescagem com Ariunzaya Terbish, da Mongólia, em função de uma “chave de braço” irregular ao entrar um golpe na adversária.
60kg
Já Michel Augusto, estreou no Japão com vitória nas punições sobre Dauren Syukenov, do Cazaquistão, mas foi imobilizado por Taiki Nakamura, do Japão, nas quartas-de-final e precisou lutar a repescagem pelo bronze.
Nessa fase, o brasileiro dominou o atleta de Taipei, Chong-You Lin, e venceu nas punições sem riscos.
Na disputa pelo bronze, ele estava bem no combate com Ayub Bliev, e chegou perto de pontuações com projeções bem defendidas pelo russo. Em uma dessas situações, Bliev foi ágil no chão e imobilizou Michel para marcar um waza-ari. No final da luta, ainda conseguiu mais um waza-ari para fechar o placar e ficar com o bronze.
63kg
Estreando em sua nova categoria de peso e de volta ao Circuito Mundial após os Jogos Olímpicos de Paris, Rafaela Silva encarou a italiana Flavia Favorini, nas oitavas, e levou a pior nas punições (3-2), não avançando na chave.
48kg
Outra representante do Brasil em Paris, Natasha Ferreira estreou contra Hikari Yoshioka, do Japão, nas oitavas-de-final, e foi superada pela japonesa com um waza-ari.
66kg
Outro novato da equipe, Ronald Lima (66kg) começou com boa vitória por waza-ari sobre Jantsandorj Unurbat, da Mongólia, mas parou nas quartas-de-final diante do duríssimo Obid Dzhebov, do Tadjiquistão. Ronald chegou a imobilizar o adversário, que escapou um pouco antes do ippon e projetou o brasileiro para vencer o combate.
Na repescagem, Ronald encarou o japonês Ryoma Tanaka, atual campeão mundial, que conseguiu um waza-ari no golden score e avançou à disputa pelo bronze.
Domingo, 08
Rafael Macedo (90kg)
Leonardo Gonçalves (100kg)
Eliminatórias: 22h30 de sábado para domingo (horário de Brasília)
Finais: 5h da manhã (horário de Brasília)
TRANSMISSÃO AO VIVO
Eliminatórias e finais: Judotv.com
Finais: SporTV, Canal Olímpico do Brasil e CazeTV