No segundo dia em Paris, Brasil tem sétimo lugar de Nauana Silva e boas apresentações de novatos
Vinícius Ardina (73kg) e Gabriel Falcão, ambos da seleção júnior, andaram bem nas chaves e, por pouco, não classificaram-se ao bloco final
O Brasil bateu na trave, de novo, no segundo dia do Grand Slam de Paris e a busca pela primeira medalha ficou para os mais pesados, que lutarão neste domingo, 04, na capital francesa. A boa notícia ficou por conta do desempenho dos jovens judocas brasileiros da seleção júnior que não se intimidaram com a grandeza do evento, bateram de frente com adversários melhores ranqueados e garantiram pontos no ranking mundial.
Destaque para meio-médio Nauana Silva (63kg), de 20 anos, que ficou em sétimo lugar ao cair na repescagem para a britânica Lucy Renshall, número 4 do mundo, que conquistou um dos bronzes da categoria.
Em sua primeira participação em Paris, Nauana estreou com ippon sobre Enkh-Orgil Tsegmid, da Mongólia, e bateu a italiana Agnese Zucco, por waza-ari. Nas oitavas, a brasileira imobilizou Prisca Awiti Alcaraz, do México, número 12 do mundo, por dez segundos e garantiu um waza-ari, controlando a vantagem até o fim para chegar à decisão da chave.
Nas quartas, encarou a japonesa Kirari Yamaguchi e levou a pior nas punições. Sofreu duas logo no início da luta por pegada irregular e por um falso ataque. Mas, encontrou um caminho para a melhor pegada e impôs uma sequência de ataques válidos, forçando duas punições por passividade à japonesa. Porém, no ímpeto de forçar a 3ª punição, acabou entrando sem muito controle da técnica e levou uma punição por ataque falso.
Na repescagem, ao tentar uma entrada, Nauana acabou ficando exposta ao forte jogo de chão da britânica, que encaixou a imobilização e venceu o combate.
Assim como ela, Vinícius Ardina (73kg) e Gabriel Falcão (73kg), ambos de 20 anos, também andaram nas chaves e conquistaram alguns pontos.
Ardina estreou com ipponzaço sobre Haozheng Chen, de Macao, levantando o público da Arena de Bercy. Na 2ª rodada anotou mais um ippon Petru Pelivan, da Romênia, eliminando o cabeça de chave, número 8 do mundo.
Nas oitavas, Ardina enfrentou Dardan Cena, do Kosovo, e começou melhor, forçando uma punição por falta de combatividade. Em seguida, ambos foram punidos pelo mesmo motivo e o brasileiro seguiu buscando mais as entradas. Porém, acabou levando duas punições por ataques falsos e não avançou às quartas.
Falcão, que lutou na mesma categoria de Ardina, estreou com vitória por waza-ari sobre o experiente Guillaume Chaine, da França, e ainda bateu o saudita Abdullah Hamad, por imobilização.
Nas oitavas, Falcão encarou Giorgi Chikhelidze, da Geórgia, e abriu um waza-ari de vantagem com uma ótima projeção. Porém, acabou sendo projetado pelo adversário e perdeu por ippon. Chikhelidze foi até a final e terminou com a prata, perdendo apenas para o japonês Tatsuki Ishihara.
Já Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg) e Guilherme Schimidt (81kg) venceram suas primeiras lutas, mas caíram na segunda rodada. Ketleyn Quadros (63kg) pegou a vice-campeã do mundo, Andreja Leski, da Eslovênia, logo na primeira luta e não passou pela adversária.
O Grand Slam de Paris dá até 1000 pontos no ranking olímpico classificatório para Paris 2024. No domingo, último dia de disputas, o Brasil terá Karol Gimenes (78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg).
AGENDA - GRAND SLAM DE PARIS
SEXTA-FEIRA, 02
Natasha Ferreira (48kg), Alexia Nascimento (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Jéssica Pereira (52kg), Rafaela Silva (57kg), Jéssica Lima (57kg), Michel Augusto (60kg), Roger Pereira (60kg) e Willian Lima (66kg).
SÁBADO, 03
Ketleyn Quadros (63kg), Nauana Silva (63kg), Ellen Froner (70kg), Luana Carvalho (70kg), Vinícius Ardina (73kg), Gabriel Falcão (73kg), Guilherme Schimidt (81kg).
DOMINGO, 04
Karol Gimenes (78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg).
Início: 5h da manhã
Finais: 13h
TRANSMISSÃO AO VIVO
Preliminares e finais: judotv.com
Apenas finais às 13h: Canal Olímpico do Brasil, NSports, Caze TV e Sportv.