Carregando...
28/08/2024 16:32:00
Seleção Brasileira - Transição

MUNDIAL SUB-18 - Brasil tem duas finais e uma disputa de bronze no primeiro dia

Yuri Pereira (50kg) e Juliana Yamasaki (44kg) lutarão pelo ouro, enquanto Carlos Tevano Filho (50kg) vai disputar o bronze, nesta quarta-feira, em Lima, Peru

MUNDIAL SUB-18 - Brasil tem duas finais e uma disputa de bronze no primeiro dia
Juliana Yamasaki (44kg) é uma das finalistas no Mundial Sub-18 de Lima. Foto: Anderson Neves/CBJ

Os novos talentos do judô brasileiro garantiram o país em duas finais e uma disputa pelo bronze logo no primeiro dia do Campeonato Mundial Sub-18, que começou nesta quarta-feira, 28, em Lima, no Peru. Yuri Pereira (50kg) e Juliana Yamasaki (44kg) venceram todos os seus adversários nas eliminatórias e chegaram às finais de suas categorias. Já Carlos Tevano Filho (50kg) caiu nas quartas, mas recuperou-se na repescagem e vai lutar pela medalha de bronze. As finais começam às 18h (horário de Brasília), desta quarta.  - Raio-X do Brasil no Mundial Juvenil Lima 2024


Yuri (50kg), que tem apenas 15 anos e está em seu primeiro ano de juvenil, estreou no Mundial com vitória nas punições sobre o indiano Saiyan Choudhary. Nas quartas, o brasileiro bateu o cazaque Arsen Yelemes, com dois waza-ari (ippon) e avançou à semifinal, onde superou outro cazaque, Rassulkhan Gabit, com um waza-ari após uma batalha de quase sete minutos no golden score. A final será contra o atleta neutro Aleksei Toptigyn. Yuri representa o Grêmio Náutico União (RS). 


O Brasil buscará uma dobradinha nesta categoria, já que Carlos Tevano Filho, o Tevaninho, vai lutar pelo bronze. Ele estreou com vitória sobre o argentino Benjamin Molina, por ippon, mas parou nas quartas-de-final contra Gabit (KAZ) após sofrer três punições. Aguerrido, o brasileiro buscou a vitória por ippon sobre Arsen Yelemes aplicando uma chave de braço no adversário e vai lutar pelo bronze com Mahammadali Husiyev, do Azerbaijão.  Tevaninho tem 17 anos e é treinado por seu pai na Associação Carlos Tevano, em Pernambuco.


Juliana, que tem 16 anos e é judoca do Palmeiras (SP), foi um dos principais destaques do Brasil nesta temporada. Ela foi campeã das três competições internacionais que disputou em 2024 e chegou à Lima como número 2 do ranking mundial sub-18. Na estreia, bateu a mexicana Cinthia Vazquez Ortiz por dois waza-ari (ippon) e avançou às quartas-de-final, onde bateu Lena Antoine, da Bélgica, por ippon. Na semifinal, Juliana dominou o combate e projetou Assel Ruslanova, do Cazaquistão, por ippon para se garantir na final. Ela enfrentará Patricia Tomankova, da Eslováquia, na decisão. 


A atual campeã mundial juvenil dessa categoria, 44kg, é a brasileira Clarice Ribeiro, que subiu de peso e disputará o Mundial no 48kg, nesta quinta-feira. 29.


O Brasil ainda teve outros dois judocas no tatame neste primeiro dia. João Gabriel Santana (55kg) venceu Esteban Maldonado, da Argentina, na primeira rodada, mas perdeu para Yernur Bartigaly, do Cazaquistão, nas oitavas. Victor Hugo Silva parou em Diego Garcia, da República Dominicana, na primeira rodada. 


A plataforma judotv.com transmite todas as lutas ao vivo, em todos os dias do Mundial. A competição vai até domingo, com brasileiros em ação em todos os dias.

Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL