Campeonato Mundial Sub-18 de Judô começa nesta quarta-feira, com 21 atletas do Brasil
Confira a agenda completa, histórico recente de todos os brasileiros e o chaveamento da competição!
A Seleção Brasileira Juvenil de Judô está pronta para o Campeonato Mundial Sub-18, que começa nesta quarta-feira (28), em Lima, no Peru, e segue até o próximo domingo (01). A competição, considerada a mais importante da temporada para a classe de idade, contará com a participação de mais de 400 atletas de 48 países e promete ser um grande palco para futuros talentos da modalidade.
Com 21 nomes promissores na equipe, o Brasil chega ao Mundial embalado pelas 56 medalhas internacionais conquistadas no ano, até o momento. Em março, na Copa Europeia de Porec, na Croácia, foram 4 ouros, 2 pratas e 9 bronzes; em abril, no Pan-Americano e Oceania, foram 12 ouros, 3 pratas e 5 bronzes; e em maio, por fim, o Brasil foi o país com mais medalhas na Copa Europeia de Coimbra, em Portugal, com 21 pódios (5 ouros, 5 pratas, 11 bronzes).
Todos os convocados pela Confederação Brasileira de Judô para o Mundial de Lima subiram ao pódio, pelo menos uma vez, nestas competições, e 13 deles, inclusive, ocupam a posição de cabeça-de-chave na capital peruana.
Confira abaixo mais detalhes sobre os atletas brasileiros no Mundial Juvenil:
Peso Superligeiro (-50kg)
O Brasil terá dois nomes masculinos na categoria mais leve da competição: Carlos Tevano Filho, de 17 anos, atleta da Associação Carlos Tevano (PE), e Yuri Pereira, de 15 anos, do Grêmio Náutico União (RS).
Os dois subiram ao pódio nas três competições internacionais que participaram em 2024 e, inclusive, fizeram a final de duas delas, com um ouro para cada lado.
Carlos será o cabeça-de-chave número dois em Lima, enquanto Yuri será o terceiro.
Peso Ligeiro (-44kg e -55kg)
No ligeiro feminino (44kg), a representante brasileira em Lima será Juliana Yamasaki, de 16 anos, atleta da Sociedade Esportiva Palmeiras (SP). Ela foi campeã das três competições internacionais que lutou em 2024 e, agora, chega à Lima como número dois do mundo.
Já no masculino (55kg), o Brasil terá João Gabriel Santana (17 anos/Grêmio Náutico União/RS) e Victor Hugo Silva (16 anos/Umbra-Vasco da Gama/RJ).
João Gabriel tem um ouro e dois bronzes internacionais este ano e será cabeça-de-chave cinco em Lima, enquanto Victor Hugo faturou uma prata na Copa Europeia de Coimbra, além de ser o atual campeão brasileiro juvenil da categoria.
Peso Meio-Leve (-48kg e -60kg)
No feminino (48kg), uma dobradinha pesada para o Brasil: Clarice Ribeiro e Nycolly Carneiro, que protagonizaram finais de diversas competições nacionais nos últimos meses.
Clarice, de 16 anos, é atleta do Minas Tênis Clube (MG) e é a atual campeã mundial sub-18 do -44kg. Agora, em uma nova categoria, ela vai lutar por sua segunda medalha mundial, na posição de terceira cabeça-de-chave.
Já Nycolly (17 anos/AABB Curitiba/PR), cabeça-de-chave número dois, faturou três medalhas internacionais ao longo deste ano, no sub-18: bronze, na Copa Europeia de Porec, prata no Campeonato Pan-Americnao e Oceania, e ouro, na Copa Europeia de Coimbra.
No masculino (60kg), o Seleção terá Fernando Mitsuda, de 16 anos. O atleta do Esporte Clube Pinheiros (SP) faturou três bronzes em 2024 e será o 7º cabeça-de-chave no Mundial.
Peso Leve (-52kg e -66kg)
No leve feminino (52kg), Rafaela Rodrigues e Nicole Marques são as representantes brasileiras.
Rafaela tem 17 anos, é atleta do Esporte Clube Pinheiros (SP) e a atual líder do ranking mundial, tendo conquistado duas medalhas de ouro e um bronze este ano. Ela também fez dobradinha no sub-21 e foi convocada para disputar o Mundial da classe, em outubro.
Nicole (16 anos/Espaço Marques Guinness/DF) vem de um bronze na Copa Europeia de Coimbra e é a atual campeã brasileira juvenil da categoria.
Já no masculino (66kg), o Brasil terá José Filho (17 anos/Minas Tênis Clube/MG), bronze na Copa de Coimbra e atual campeão brasileiro sub-18.
Peso Meio-Médio (-57kg e -73kg)
Quatro atletas vão representar o judô brasileiro nesta categoria de peso, sendo dois no feminino e dois no masculino.
Aline Santos (17 anos/SESI-SP/SP) é a atual campeã pan-americana juvenil e foi prata na Copa de Coimbra, em maio. Ela chega como cabeça-de-chave número seis em Lima.
Já Victória Frade (16 anos/Instituto Reação/RJ), foi ouro na Copa de Coimbra e vice-campeã brasileira, além de ter conquistado o sétimo lugar na Copa de Porec, em março.
No masculino, Silas Costa (17 anos/Grêmio Náutico União/RS) tem um bronze no Pan-Americano e Oceania e outro na Copa de Coimbra. Já Ruan Vasconcelos (16 anos/C.R. Flamengo/RJ) também foi bronze em Coimbra e é o atual vice-campeão brasileiro juvenil no -73kg.
Peso Médio (-63kg)
Ana Costa (17 anos/Sociedade Morgenau/PR) vai representar o Brasil na competição por equipes mistas do Mundial, em uma categoria que é importante para a disputa.
Ela foi prata na Copa de Coimbra, em maio deste ano.
Peso Meio-Pesado (-70kg)
No meio-pesado feminino (70kg), Carolina Marcon, de 16 anos, atleta da A.R.C.D São Bernardo (SP), será a representante brasileira. Ela foi prata na Copa Europeia de Coimbra, em maio, e é a atual campeã brasileira juvenil da categoria.
Peso Pesado (+70kg e +90kg)
Gabriela Silva (16 anos/Centro de Treinamento Diamond/SC) foi bronze na Copa Europeia de Porec e prata no Campeonato Pan-Americano e Oceania Juvenil. Ela será cabeça-de-chave número seis no Mundial.
Olívia Oliveira (16 anos/Minas Tênis Clube/MG) faturou o bronze na Copa de Coimbra e é a atual campeã brasileira sub-18 e sub-21. O bom desempenho na classe acima também lhe rendeu a convocação para o Mundial Júnior, que acontece em outubro, no Tajiquistão.
Ela será cabeça-de-chave número oito em Lima.
Já no masculino, Luis Oliveira (17 anos/Judô e Movimento/SE) e Gustavo Reis (17 anos/SESI-SP/SP) faturaram três medalhas internacionais cada em 2024.
Luis foi ouro na Copa de Coimbra e bronze no Pan-Americano e na Copa de Porec, conquistas que lhe renderam a posição de terceiro cabeça-de-chave no Mundial.
E Gustavo, por fim, foi ouro no Pan-Americano e bronze nas Copas de Porec e Coimbra, chegando à Lima como cabeça-de-chave número seis do pesado masculino.
Nesta terça, sorteio definiu caminho dos brasileiros no Mundial
Os 21 brasileiros conheceram seus adversários no caminho até a sonhada medalha mundial, em sorteio realizado nesta terça-feira (27), na capital peruana. Já na competição por equipes mistas, o Brasil vai estrear direto na semifinal e aguarda o vencedor de Japão x Mongólia.
A tradicional disputa, que inclusive rendeu um bronze olímpico ao Brasil em Paris 2024, na classe sênior, acontecerá no domingo (01), último dia de competição. Em 2023, a Seleção Juvenil do Brasil chegou perto do pódio e foi quinta colocada neste modelo, no Mundial de Zagreb. Agora, o foco é conquistar a medalha inédita para o país.
+SORTEIO DAS CHAVES - INDIVIDUAL
Confira abaixo a agenda completa da competição:
AGENDA - CAMPEONATO MUNDIAL SUB-18
Quarta-feira (28/08) — F: -40kg; -44kg | M: -50kg; -55kg
Juliana Yamasaki (44kg)
Yuri Pereira (50kg)
Carlos Tevano Filho (50kg)
João Gabriel Santana (55kg)
Victor Hugo Silva (55kg)
Horário: 13h - Preliminares | 18h - Bloco Final (horário de Brasília)
Quinta-feira (29/08) — F: -48kg; -52kg | M: -60kg; -66kg
Clarice Ribeiro (48kg)
Nycolly Carneiro (48kg)
Rafaela Rodrigues (52kg)
Nicole Marques (52kg)
Fernando Mitsuda (60kg)
José Tiago Filho (66kg)
Horário: 12h30 - Preliminares | 18h - Bloco Final (horário de Brasília)
Sexta-feira (30/08) — F: -57kg; -63kg | M: -73kg; -81kg
Aline Santos (57kg)
Victoria Frade (57kg)
Silas Costa (73kg)
Ruan Vasconcelos (73kg)
Horário: 12h30 - Preliminares | 18h - Bloco Final (horário de Brasília)
Sábado (31/08) — F: -70kg; +70kg | M: -90kg; +90kg
Carolina Marcon (70kg)
Gabriela Silva (+70kg)
Olivia Oliveira (+70kg)
Luis Oliveira (+90kg)
Gustavo Reis (+90kg)
Horário: 13h - Preliminares | 18h - Bloco Final (horário de Brasília)
Domingo (01/09) — Equipes Mistas
Horário: 14h30 - Preliminares | 18h - Bloco Final (horário de Brasília)
Transmissão ao vivo de todos os dias de competição: Judo TV