Macedo e Marcelo param nas oitavas no quarto dia do Mundial de Judô
Nos 70kg, Ellen Froner e Luana Carvalho perdem na estreia e adiam sonho olímpico
O judô brasileiro teve quatro representantes disputando o Campeonato Mundial, em Abu Dhabi, nesta quarta-feira, 22. No feminino, Luana Carvalho (70kg) e Ellen Froner (70kg) buscavam a classificação para Paris 2024, mas não avançaram em suas chaves e adiaram o sonho olímpico para Los Angeles 2028. No masculino, Rafael Macedo (90kg), que já está classificado, e Marcelo Gomes (90kg), venceram uma luta cada, mas pararam nas oitavas-de-final. Os quatro retornam ao tatame na sexta-feira, 24, para a competição por equipes mistas.
Marcelo estreou com vitória segura por ippon ao estrangular o israelense Li Kochman na primeira rodada e avançou ao segundo combate. Desta vez, parou no ippon do campeão mundial de 2019, Noel Van T End, da Holanda, e encerrou sua participação nas disputas individuais.
Rafael Macedo (90kg) levou um waza-ari, mas recuperou-se com um ipponzaço sobre o campeão europeu Eljan Hajiyev, do Azerbaijão, e avançou às oitavas-de-final, onde enfrentou o japonês Goki Tajima. O brasileiro conseguiu ameaçar o japonês com bons ataques, mas acabou caindo e sofreu um waza-ari. Mais uma vez precisando buscar a virada, Macedo foi pra cima e ficou exposto no chão após um ataque. O japonês foi ágil para buscar o braço do brasileiro e finalizou com uma chave, fazendo Macedo bater.
No feminino, as duas representantes do Brasil caíram na primeira rodada com o mesmo roteiro, nas punições.
Primeiro, Ellen Froner enfrentou a francesa Margaux Pinot, campeã olímpica por equipes mistas em Tóquio 2020. O combate começou com poucas ações e muito estudo de ambas as partes, rendendo punições às duas atletas por falta de combatividade. Na sequência, ambas punidas por evitarem a pegada. Enfim, ao tentar um ataque, Ellen acabou sendo punida uma terceira vez, por falso ataque, na revisão do vídeo e deu adeus às chances de ir à Paris.
Em seguida, Luana Carvalho entrou na mesma área para encarar a holandesa Hilde Jager e também caiu nas punições. Aos 29 segundos de combate, Luana foi punida por pegada cruzada, mas corrigiu o erro e forçou uma punição à Jager, que tirou a cabeça para fugir de uma pegada alta da brasileira. O combate seguiu equilibrado e Luana foi punida por impedir a pegada da adversária segurando as mãos (Fingers-Interlocked).
De novo, Luana acertou a pegada e forçou a holandesa em postura defensiva, empatando o placar das punições. Mas, na sequência, foi a brasileira que levou punição por postura defensiva e também ficou fora da zona de classificação para Paris 2024.
As disputas do Campeonato Mundial continuam nesta quinta-feira, 23, com mais brasileiros no tatame. Será a vez de Beatriz Souza (+78kg), Leonardo Gonçalves (-100kg) e Rafael Buzacarini (-100kg) lutarem em busca das primeiras medalhas para o Brasil. As eliminatórias começam às 5h e as finais serão a partir das 11h (Brasília).
Os melhores resultados até o momento foram o quinto lugar de Daniel Cargnin (73kg) e os sétimos lugares de Natasha Ferreira (48kg) e Larissa Pimenta (52kg).
O ligeiro Michel Augusto (60kg) caiu nas oitavas-de-final, no primeiro dia de competição, e conquistou ainda a vaga olímpica para Paris com esse resultado.