Carregando...
04/05/2024 13:04:00
Seleção Brasileira - Principal

Luana Carvalho fica em 7º no Grand Slam de Duchambe e soma pontos importantes por vaga em Paris

Brasileira venceu duas lutas e perdeu outras duas na madrugada deste sábado, no Tadjiquistão

Luana Carvalho fica em 7º no Grand Slam de Duchambe e soma pontos importantes por vaga em Paris
Brasileira Luana Carvalho (70kg) foi 7ª colocada no Grand Slam de Duchambe, no Tadjiquistão. Foto: Gabriela Sabau/IJF

Foi de Luana Carvalho (70kg) o melhor desempenho do judô brasileiro no segundo dia de disputas do Grand Slam de Duchambe, no Tadjiquistão. A carioca fez quatro lutas na madrugada deste sábado, 04, e terminou em sétimo lugar após cair na repescagem pelo bronze. Ellen Froner (70kg), Nauana Silva (63kg) e Gabriella Mantena (63kg) também lutaram, mas perderam nas primeiras rodadas. 


+CHAVES COMPLETAS


Medalhista de bronze no Campeonato Pan-Americano e Oceania realizado há uma semana, no Rio de Janeiro, Luana chegou ao Tadjiquistão com a missão de somar pontos e se aproximar da zona de ranqueamento olímpico em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ela está em 26º lugar no ranking, a três posições do corte de classificação. 


Em Duchambe, Luana começou bem, com vitória por ippon sobre Nyamm-Erdene Batsuuri, da Mongólia, ao imobilizar a adversária por 20 segundos. Nas oitavas, encarou a cabeça de chave Giovanna Scoccimarro, da Alemanha, e a venceu com um waza-ari no golden score. 


O primeiro revés chegou nas quartas-de-final para a britânica Katie-Jemima Yeats-Brown, que projetou a brasileira para o ippon. Luana foi à repescagem para tentar se classificar à disputa pelo bronze, mas acabou parando em outra britânica, Kelly Petersen Pollard, nas punições (3-2). 


O sétimo lugar confere 260 pontos no ranking olímpico. Como Luana já tem seis pontuações preenchidas, deve descartar a mais baixa - 160 - aproveitando 100 dos 260 conquistados em Duchambe. Com 2060 pontos, a expectativa é que ela suba algumas posições e se aproxime do corte para classificação direta na próxima atualização do ranking, ao final do Grand Slam. 


Os brasileiros que ainda não garantiram vaga em Paris terão mais duas chances de pontuar: Grand Slam de Astana, no Cazaquistão, na semana que vem, e o Campeonato Mundial de Abu Dhabi, que acontecerá de 19 a 24 de maio, nos Emirados Árabes Unidos.


No domingo, 05, último dia de competição, o Brasil terá Marcelo Gomes (90kg) no tatame como última chance de medalha para o Brasil nesta competição. As eliminatórias começam às 3h da manhã e as finais serão a partir das 9h, no horário de Brasília. 


Amanda Lima (48kg), Natasha Ferreira (48kg), Michel Augusto (60kg), Matheus Takaki (60kg) e Jéssica Pereira (52kg) lutaram na sexta-feira, 03, mas não avançaram em suas chaves. Apenas Amanda venceu uma luta, contra Raihonai Rozikzoda (TJK) e caiu para Marusa Stangar (SLO), nas oitavas. Natasha parou em Katharina Menz (GER); Michel foi superado por Maxime Merlin (FRA); Takaki parou em Lingyun Wei (CHN); e Jéssica não passou por Aleksandra Kaleta (POL). 


Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL