Carregando...
16/09/2023 01:51:00
Seleção Brasileira - Principal

Ligeiros brilham e garantem dobradinha de ouro e bronze no Pan de Calgary

Matheus Takaki foi campeão e Michel Augusto ficou com a medalha de bronze do Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô

Ligeiros brilham e garantem dobradinha de ouro e bronze no Pan de Calgary
Takaki e Michel fizeram dobradinha de ouro e bronze, respectivamente. Foto: Lara Monsores/CBJ

A Confederação Brasileira de Judô apostou em uma dobra no peso ligeiro masculino para representar o país no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô Calgary 2023 e deu certo. Os dois convocados subiram ao pódio e garantiram pontos importantes para classificar a categoria para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A corrida só termina no ano que vem, mas os resultados desta competição serão fundamentais para as pretensões dos dois atletas que disputam a vaga. 


Nesta sexta, Matheus Takaki foi quem saiu na frente. Ele venceu Arath Juarez (MEX) e Juan Ayala (ECU) por ippon até chegar à final da categoria contra Joshua Katz (AUS). Em duelo equilibrado, o brasileiro começou bem, marcando um waza-ari no primeiro minuto de luta. Takaki soube se defender das entradas do australiano, segurou o placar e garantiu sua primeira medalha e título continental na classe sênior. Motivo de muita comemoração do judoca de 23 anos, que é de Brasília e representa a Sogipa, de Porto Alegre. 


“A caminhada foi longa. Eu estava esperando essa convocação para o pan-americano, tive essa oportunidade. Ganhei a primeira luta com o mexicano que foi dura, a segunda também, contra o equatoriano. E a última contra o australiano eu dei o sangue. Acabou a luta fiquei até meio zonzo, porque dei o meu 100%”, contou Takaki. 


Com o ouro no Pan, ele deverá somar pontos suficientes para entrar na zona de ranqueamento olímpico, se aproximando do top 25 mundial. 


“Fiquei muito feliz de ter conquistado esses 700 pontos. Sei que daqui para Paris ainda tem muito chão. Agora, é voltar para casa, ajustar os detalhes e continuar firme nessa jornada”, concluiu. 


Michel Augusto fatura bronze 


O Brasil ficou muito perto de ter uma dobradinha na final do 60kg. Michel Augusto, segundo representante do país nesse peso, desbancou o então campeão pan-americano, Sebastian Sancho, da Costa Rica, na primeira luta, e foi com confiança para a semifinal. Mas, acabou levando o ippon de Joshua Katz e caiu para a disputa do bronze. 


O novato, que tem apenas 18 anos, que representa o SESI-SP, recuperou-se bem da derrota e venceu Bryan Garboa, do Equador, para conquistar a medalha de bronze que lhe garantiu também bons pontos no ranking sênior. Ele está convocado para o Mundial Júnior, que acontecerá em outubro, em Lisboa, Portugal, e também valerá pontos no ranking olímpico. 




Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL