Carregando...
08/12/2024 12:09:00
Seleção Brasileira - Principal

Leonardo Gonçalves disputa bronze, mas fica em quinto no Grand Slam de Tóquio

Brasileiro foi superado pelo japonês Dota Arai, neste domingo (08)

Leonardo Gonçalves disputa bronze, mas fica em quinto no Grand Slam de Tóquio
Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF

O judô brasileiro, mais uma vez, chegou muito perto de faturar uma medalha de bronze no Grand Slam de Tóquio. Neste domingo (08), Leonardo Gonçalves avançou até a disputa da medalha, mas parou no waza-ari e ippon do japonês Dota Arai e terminou a competição em quinto lugar.


Léo estreou com vitória sobre o alemão Johannes Frey, com um waza-ari e um ippon por chave-de-braço, nas oitavas de final. Em seguida, nas quartas, teve o primeiro revés do dia contra Genaro Pirelli, da Itália, onde levou a pior nas punições (3-1). 


Precisando vencer a repescagem para lutar pelo bronze, Léo lutaria contra o canadense Shady Elnahas, mas o combate acabou não acontecendo pois o adversário não se apresentou. Sendo assim, o brasileiro avançou direto para a disputa de bronze.


Na luta decisiva, Arai começou agressivo e jogou Léo nos primeiros segundos. A arbitragem assinalou ippon, mas o vídeo revisou e mudou a pontuação para waza-ari. Em seguida, porém, o japonês projetou o brasileiro novamente, desta vez em ippon, para finalizar o combate. Quinto lugar para Leonardo.


O Brasil ainda teve mais dois quintos lugares no primeiro dia de competição, com os jovens Michel Augusto (60kg), de 20 anos, e Bianca Reis (57kg), de 19 anos.


Rafael Macedo e Dandara Camilo são sétimo


O Brasil ainda teve mais dois representantes neste segundo e último dia de competição. No masculino, Rafael Macedo (90kg) estreou com vitória por ippon sobre o estadunidense Oleksandr Nyzhnyk, nas oitavas. Mas, em seguida, caiu para o japonês Komei Kawabata, por waza-ari, nas quartas, e para Klen Kristofer Kaljulaid, da Estônia, por ippon, na repescagem. Sétimo lugar para ele.


Já no feminino, o judô brasileiro teve a estreia de Dandara Camilo (78kg), de 17 anos, em competições internacionais sênior. Ela venceu a atleta neutra Nadezhda Tatarchenko, nas oitavas, com um waza-ari e ippon. Em seguida, porém, parou nas imobilizações da japonesa Shori Hamada, campeã olímpica e mundial, nas quartas, e da também japonesa, Mami Umeki, na repescagem. Sétimo lugar para ela.


A delegação brasileira permanecerá no Japão por mais alguns dias, para o tradicional treinamento de campo no Instituto Kodokan, o berço do judô. Além da equipe que disputou o Grand Slam, participará do treinamento as jovens Clarice Ribeiro (48kg) e Beatriz Comanche (57kg).

Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL