Jéssica Lima repete Tóquio e conquista prata na Turquia
Assim como no Japão, brasileira fez ótima campanha e só parou na campeã mundial Christa Deguchi, na final
O Brasil abriu o Grand Slam de Antalya, na Turquia, nesta sexta-feira, 29, com um grande resultado de Jéssica Lima na categoria leve (57kg) feminina. Menos de quatro meses depois de uma final histórica no Grand Slam de Tóquio, Jéssica repetiu a dose e foi à final do Grand Slam de Antalya, na Turquia, batendo de frente, novamente, com sua algoz do Japão, Christa Deguchi, que superou a brasileira para ficar com o ouro mais uma vez.
Apesar da derrota, a luta foi marcada por uma boa apresentação de Jéssica, que pressionou a campeã mundial até colocar duas punições contra uma no placar. Mas, ao sofrer a segunda punição, Jéssica ficou pressionada também e precisou abrir ainda mais os golpes para buscar o ponto no golden score, expondo-se ao contra-ataque da habilidosa canadense, que conseguiu a projeção perfeita da brasileira ao solo.
“Queria agradecer a todos os brasileiros pela torcida no dia de hoje. Senti a energia daqui. Estou feliz com meu desempenho de hoje, mas não satisfeita. Foi minha segunda final em Grand Slam e acredito que estou no caminho certo para conquistar futuros ouros”, projetou.
Com a prata, Jéssica conquista mais 700 pontos no ranking mundial. Ela é a atual número 11 do mundo na categoria 57kg, em que o Brasil tem também Rafaela Silva, como número 9. A lista deve ser atualizada ao final da competição com as pontuações deste final de semana.
Campanha
A caminhada de Jéssica na Turquia começou com uma vitória por ippon sobre a panamenha Kristine Jimenez. Nas oitavas, a adversária ítalo-brasileira, Thauany Capanni Dias, projetou-se ao solo de cabeça e foi punida por isso com a desclassificação direta.
Jéssica, então, avançou às quartas-de-final e o filme repetiu-se no duelo com a alemã Seija Ballhaus. A brasileira estava melhor na luta, com bom volume de ataques, mas o placar estava empatado em duas punições para cada, quando Ballhaus projetou Jéssica e a arbitragem marcou o waza-ari para a alemã. Porém, a revisão de vídeo mostrou o toque da cabeça da alemã no chão e ela foi desclassificada.
Na semifinal, Jéssica Lima projetou a chinesa Qi Cai para marcar um waza-ari e administrou a vantagem até o final do tempo de luta para chegar à mais uma final de Grand Slam - ele foi prata em Tóquio, no ano passado.
A decisão foi com a canadense Christa Deguchi, atual campeã mundial da categoria, que já havia vencido Jéssica nas últimas três vezes em que lutaram.
Natasha Ferreira conquista melhor resultado do ano e pontos importantes no 48kg
Quem também se destacou nesta sexta na Turquia foi a peso ligeiro Natasha Ferreira, que chegou à disputa pelo bronze, mas foi superada por Narantsetseg Ganbaatar, da Mongólia, e ficou em quinto lugar, seu melhor resultado no ano.
Natasha começou o dia com vitória por ippon sobre a colombiana Erika Lasso e, nas oitavas, bateu a espanhola Mireia Lapuerta Comas, também por ippon. Nas quartas, a brasileira parou na tricampeã mundial Natsumi Tsunoda, que foi campeã da categoria.
A brasileira recuperou-se na repescagem com vitória nas punições sobre Maria Celia Laborde, dos Estados Unidos, e foi à disputa pelo bronze com Ganbaatar.
Se os Jogos de Paris fossem hoje, Natasha estaria classificada pela cota continental. Com os 360 pontos do 5º lugar em Antalya, ela deve subir algumas posições no ranking e pode se aproximar da classificação direta, sem cota.
Outros resultados
O Brasil teve mais quatro brasileiras no tatame nesta sexta, mas não avançaram ao bloco final.
Jéssica Pereira (52kg) venceu Yerin Yung, da Coreia do Sul, por ippon, e fez boa luta com a britânica Chelsie Giles. Começou perdendo por um waza-ari, mas conseguiu empatar e até imobilizar Giles até o ippon. Mas, no vídeo, a arbitragem retirou o ponto da imobilização de Jéssica e Giles conseguiu mais um waza-ari para vencer o combate.
Na mesma categoria, Larissa Pimenta (52kg) parou na mexicana Paulina Martinez, nas punições, na primeira luta.
No 48kg, Amanda Lima não passou por Merve Azak, da Turquia.
Por fim, Rafaela Silva (57kg), que foi bronze na Geórgia há uma semana, levou a pior logo na estreia diante da croata Tihea Topovolec, que venceu por ippon ao imobilizar Rafaela.
Agenda de sábado
O Grand Slam de Antalya continua neste sábado e o Brasil será representado por Michael Marcelino (-73kg), Vinicius Ardina (-73kg), Guilherme Schimidt (-81kg), Pedro Medeiros (-81kg), Ketleyn Quadros (-63kg), Nauana Silva (-63kg), Kaillany Cardoso (-70kg) e Luana Carvalho (-70kg).
Horário (horário de Brasília):
Preliminares — 3h30
Finais — 11h
Transmissão ao vivo:
www.JudoTV.com (preliminares e finais)
Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV, NSports e Sportv (apenas finais)