Comitiva do Instituto Kodokan chega ao Brasil nesta sexta para agendas especiais com CBJ e IKB
Representantes da escola de judô fundada por Jigoro Kano passarão por São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos dias
O Brasil não está apenas na rota das grandes competições internacionais de judô. O país, que tem milhões de praticantes do Caminho Suave, desperta o interesse também daqueles que são os criadores do judô. Nesta sexta-feira, 01, os professores Isao Matsui e Kenichi Shoshida, representantes do Instituto Kodokan, a primeira escola de judô do mundo, fundada em 1882 por Jigoro Kano, no Japão, desembarcam em São Paulo para uma série de agendas especiais com autoridades e instituições esportivas brasileiras, como a Confederação Brasileira de Judô e o Comitê Olímpico do Brasil.
“É sempre uma honra para o judô brasileiro receber representantes do Instituto Kodokan aqui no nosso país. Eles vêm a convite do Instituto Kodokan do Brasil, que é um parceiro de longa data da CBJ. Aproveitamos a ocasião para oferecer a um grupo de professores brasileiros a oportunidade de serem avaliados e terem graduações homologadas pelo Instituto Kodokan”, explicou o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, que receberá a comitiva em São Paulo ao lado do presidente do IKB, Daniel Del’Aquilla.
Para isso, uma comissão formada por membros do Conselho de Graduação da CBJ e por membros do departamento de Kata do IKB indicou 21 nomes para o exame junto à Kodokan, que poderá deferir ou indeferir a solicitação, mas não baixar a graduação atual dos candidatos.
Após as avaliações, que acontecerão em São Paulo, os representantes da Kodokan virão ao Rio de Janeiro para conhecer a sede da CBJ e as instalações do Comitê Olímpico do Brasil, onde serão recebidos pelo presidente Silvio e pelo presidente do COB, o também judoca Paulo Wanderley Teixeira.