Com retorno de Bia Souza, CBJ define equipe brasileira para o Campeonato Pan-Americano e Oceania 2025
Primeiro continental do ciclo olímpico acontecerá de 25 a 27 de abril, no Chile, e vai distribuir até 800 pontos no ranking da Federação Internacional de Judô
A Confederação Brasileira de Judô definiu os convocados para representar o Brasil no primeiro Campeonato Pan-Americano e Oceania do ciclo olímpico Los Angeles 2028. A competição vai acontecer de 25 a 27 de abril, em Santiago, no Chile, e tem expectativa de reunir os principais judocas dos continentes para dois dias de combates individuais e um no formato de equipes mistas.
A base da equipe brasileira que estará na competição foi formada na última quinta-feira (10), durante a Seletiva Nacional realizada no SESI Vila Leopoldina, em São Paulo. Na ocasião, os atletas que atenderam aos critérios de participação estabelecidos pela CBJ competiram por uma vaga por categoria e, ao fim do dia, dez deles foram convocados para o Pan-Americano.
No masculino, garantiram a convocação Michel Augusto (60kg), Daniel Cargnin (73kg), Gabriel Falcão (81kg), Giovani Ferreira (90kg) e Rafael Buzacarini (+100kg), no masculino; e Natasha Ferreira (48kg), Shirlen Nascimento (57kg), Rafaela Silva (63kg), Luana Carvalho (70kg) e Beatriz Freitas (78kg), no feminino.
Juntaram-se a estes atletas os dispensados da Seletiva Nacional. No masculino, Ronald Lima (66kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg); e, no feminino, Jéssica Pereira (52kg) e Beatriz Souza (+78kg), que retorna ao Circuito Mundial após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Com a necessidade da substituição de atletas pré-classificados — Larissa Pimenta (52kg) e Giovanna Santos (+78kg), no feminino, e Willian Lima (66kg), no masculino — e respeitando os critérios previamente estabelecidos para as substituições, a comissão técnica da CBJ ainda convocou, no masculino, Luan Almeida (81kg), e, no feminino, Bianca Reis (57kg) e Nauana Silva (63kg).
As disputas na capital chilena começam na sexta-feira (25), com as categorias -48kg, -52kg, -57kg e -63kg, no feminino; e -60kg, -66kg e -73, no masculino. No sábado (25), será a vez dos pesos -70kg, -78kg e +78kg, no feminino, e -81kg, -90kg, -100kg e +100kg, no masculino. Já no domingo (27), por fim, a competição por equipes mistas vai tomar conta do Centro de Desportos de Contacto, local onde o judô brasileiro conquistou sua melhor campanha da história em Jogos Pan-Americanos, em 2023.
O horário das preliminares será confirmado durante o sorteio das chaves, no dia 24 de abril, e o bloco final está previsto para começar a partir de 17h (horário de Brasília), nos três dias de competição.
A Judo TV, plataforma de streaming oficial da Federação Internacional de Judô, vai fazer a transmissão ao vivo de todos os combates.
Confira abaixo a delegação brasileira completa para o Pan-Americano e Oceania 2025:
Equipe Feminina
48kg — Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau-PR/F.PR.JUDÔ)
52kg — Jéssica Pereira (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
57kg — Bianca Reis (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
57kg — Shirlen Nascimento (SESI-SP/FPJ)
63kg — Nauana Silva (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
63kg — Rafaela Silva (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
70kg — Luana Carvalho (Umbra Vasco da Gama-RJ/FJERJ)
78kg — Beatriz Freitas (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
+78kg — Beatriz Souza (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
Equipe Masculina
60kg — Michel Augusto (SESI-SP/FPJ)
66kg — Ronald Lima (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
73kg — Daniel Cargnin (Sogipa-RS/FGJ)
81kg — Gabriel Falcão (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
81kg — Luan Almeida (SESI-SP/FPJ)
90kg — Giovani Ferreira (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
90kg — Rafael Macedo (Sogipa-RS/FGJ)
100kg — Leonardo Gonçalves (Sogipa-RS/FGJ)
+100kg — Rafael Buzacarini (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
Comissão Técnica
Antonio Carlos “Kiko” Pereira — Treinador
Andrea Berti — Treinadora
Thales Pizziolo — Médico
Ricardo Amadei — Fisioterapeuta
Marcelo Theotonio — Chefe de Delegação
Maicon Maia — Sub-Chefe de Delegação