Brasil conquista mais três medalhas no Grand Prix da Áustria de Judô e termina competição no topo do quadro geral
Neste domingo (10), Leonardo Gonçalves (-100kg) e Beatriz Souza (+78kg) foram ouro enquanto Rafael Buzacarini (-100kg) conquistou o bronze
A Seleção Brasileira de Judô teve um dia movimentado e vitorioso no Grand Prix da Áustria. Neste domingo (10), Leonardo Gonçalves (-100kg) e Beatriz Souza (+78kg) foram campeões de suas categorias, enquanto Rafael Buzacarini (-100kg) conquistou um dos bronzes do peso meio-pesado. Esses resultados, somados com o ouro de Larissa Pimenta (-52kg) na última sexta-feira (08), colocaram o país no topo do quadro geral de medalhas da competição.
Estreia em grande estilo
O Grand Prix da Áustria foi a primeira competição de Beatriz Souza em 2024 e já trouxe uma medalha para a peso pesado. Ela começou o dia vencendo Oxana Diaceno, nas punições, pelas oitavas de final e, nas quartas, também nas punições, passou pela cubana Idalys Ortiz. Na semi, marcou waza-ari e imobilizou Milica Zabic, da Sérvia, ainda no primeiro minuto de luta e garantiu seu primeiro pódio do ano.
Na final contra a holandesa Marit Kamps, Bia começou bem e já anotou um waza-ari no placar. Minutos depois, projetou a adversária novamente, dessa vez em ippon, e carimbou a douradinha.
“Estou muito feliz. Foi a primeira competição do ano e já com essa medalha linda. Agradeço muito a torcida de todos e toda energia positiva. Paris é logo ali”, comemorou Bia.
Léo é bicampeão na Áustria
O Grand Prix da Áustria teve duas edições na história e, em todas elas, o campeão do meio-pesado masculino (-100kg) foi o mesmo: Leonardo Gonçalves.
O brasileiro estreou com vitória sobre o alemão George Udsilauri, após conseguir encaixar uma bela chave de braço. Nas oitavas, passou pelo britânico Rhys Thompson por ippon e, nas quartas, despachou Laurin Boehler com um waza-ari no golden score.
Na semifinal, um confronto brasileiro contra Rafael Buzacarini. A luta seguiu disputada até o golden score, quando Léo conseguiu encaixar o waza-ari e avançou à decisão pelo ouro.
A final foi contra o português Jorge Fonseca, bicampeão mundial e medalhista olímpico. No golden score, Léo conseguiu encaixar o waza-ari e guardou sua segunda medalha de ouro em etapas de GP.
“Foi uma competição muito dura e bem forte. Fiz quatro golden scores de cinco lutas e consegui sair campeão. Muito obrigado pela torcida de todos, foi muito importante para mim. Estava sendo um começo de ano bem difícil, mas consegui me superar aqui”, declarou Léo.
Rafael Buzacarini conquista segundo bronze do ano
Buzacarini estreou na segunda rodada com vitória maiúscula sobre o georgiano Mikheil Japaridze, onde começou perdendo por waza-ari e conseguiu reverter o placar com um ippon sobre o adversário. Nas oitavas, passou por Francisco Balanta, da Colômbia, com dois waza-ari e, nas quartas, venceu o holandês Simeon Catharina nas punições.
O único revés do dia veio na semifinal contra Leonardo Gonçalves, onde sofreu um waza-ari no golden score.
Já na decisão, o brasileiro enfrentou Bojan Dosen, da Sérvia, e conseguiu anotar um waza-ari no último minuto de luta.
Essa foi a segunda medalha de Buzacarini no ano. Em janeiro, no Grand Prix de Portugal, ele conquistou outro bronze.
“Mais uma medalha aí, a segunda deste ano. Estou muito feliz, esse ano olímpico é um ano muito importante. Acho que aconteceu na hora certa, alguns detalhes precisam ser ajustados, mas só tenho a agradecer. Obrigado à CBJ, COB e Pinheiros por acreditarem em mim”, comemorou Buzacarini.
Rafael Macedo é 7º colocado
O Brasil ainda teve como resultado o sétimo lugar de Rafael Macedo (-90kg). O brasileiro venceu dois combates nas preliminares, mas acabou caindo nas quartas para o georgiano Giorgi Jabniashvili e, posteriormente, para o israelense Li Kochman, na repescagem.
No feminino, Giovanna Santos (+78kg) venceu sua luta de estreia, mas caiu para Marit Kamps, nas oitavas. Já Karol Gimenes não passou por Ilana Bouvier, na primeira rodada.
O próximo compromisso da Seleção Brasileira de Judô será no Grand Slam de Tbilisi, no período de 22 a 24 de março.