Brasil começa bem o Grand Slam de judô de Tashkent com bronze de Willian Lima
Judoca brasileiro venceu Sardor Nurillaev, do Uzbequistão, por waza-ari para conquistar a primeira medalha do Brasil em Grand Slam na temporada 2024
Saiu a primeira medalha do judô brasileiro em etapas de Grand Slam e veio com o meio-leve Willian Lima (66kg). Ele foi quem chegou mais perto do pódio nas etapas de Paris (7º) e Baku (5º) e, agora, conseguiu voltar com uma de bronze do Grand Slam de Tashkent, disputado no Uzbequistão, nesta sexta-feira, 01.
Para isso, Willian bateu o atleta local Sardor Nurillaev, após contra-golpear o adversário e anotar um waza-ari no tempo extra do combate final.
“É muito gratificante essa sensação de a medalha estar concretizada aqui. É um trabalho que a gente precisa acreditar no processo, ver toda a evolução que a gente fez com a seleção, com os técnicos, com meu clube, com parceiros de treinos. Em Paris eu fiquei em 7º, em Baku eu fiquei em 5º e agora esse bronze. É onde você consegue perceber a evolução. Um passo de cada vez e a gente vai conseguir maiores conquistas”, avaliou o judoca do Esporte Clube Pinheiros, que teve a companhia especial de seu treinador Leandro Guilheiro, em Tashkent, à convite da CBJ.
Atual número 10 do ranking mundial dos 66kg, Willian chegou ao Uzbequistão como cabeça de chave número um da categoria e, portanto, um dos favoritos da competição. Não decepcionou e foi o melhor de sua chave nas eliminatórias ao vencer Juan Hernandez, da Colômbia, Abderrahmane Boushita, do Marrocos, e o russo Murad Chopanov, todos eles pela pontuação de waza-ari.
Na semifinal, contudo, Willian foi projetado de costas no chão pelo israelense Baruch Shmailov e foi direto à disputa pelo bronze, onde bateu Nurillaev. Foi sua 5ª medalha em etapas de Grand Slam e a primeira em 2024.
O Grand Slam vale até mil pontos (campeão) no ranking de classificação olímpica e até o fechamento da lista acontecerão mais quatro etapas (Tbilisi, Antalya, Cazaquistão e Dushanbe).
AGENDA DA COMPETIÇÃO
Sexta-feira (01/03): Natasha Ferreira (-48kg), Rafaela Silva (-57kg) e Willian Lima (-66kg).
Horário: 1h (preliminares) e 9h (finais)
Sábado (02/03): Ketleyn Quadros (-63kg), Gabriella Mantena (-63kg), Luana Carvalho (-70kg) e Ellen Froner (-70kg).
Horário: 1h (preliminares) e 9h (finais)
Domingo (03/03): Giovani Ferreira (-90kg), Marcelo Gomes (-90kg), Leonardo Gonçalves (-100kg), Rafael Buzacarini (-100kg) e Giovanna Santos (+78kg)
Horário: 1h30 (preliminares) e 9h (finais)
Transmissão ao vivo:
Judo TV (preliminares e finais)
Canal Olímpico do Brasil, Cazé TV, NSports e Sportv (apenas finais)