Voltar para o topo

Notícias

15/04/21 20:31

GUADALAJARA 2021 - Brasil conquista três ouros, duas pratas e dois bronzes no primeiro dia de Pan-Americano

Larissa Pimenta, Ketleyn Quadros e Willian Lima foram campeôes pan-americanos nesta quinta-feira. Competição continua na sexta, com mais brasileiros em ação

O judô brasileiro estreou bem no Campeonato Pan-Americano Sênior, em Guadalajara, México, nesta quinta-feira, 15. Todos os nove judocas que lutaram no primeiro dia chegaram às disputas por medalhas e arremataram sete pódios para o Brasil. Foram três ouros, duas pratas e dois bronzes conquistados pela seleção brasileira e o país lidera o quadro geral de medalhas.  

Os destaques do dia ficaram com os campeões Larissa Pimenta (52kg), Willian Lima (66kg) e Ketleyn Quadros (63kg), que arremataram os 700 pontos do Pan para o ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos.  

As pratas vieram com Gabriela Chibana (48kg) e Ketelyn Nascimento (57kg), enquanto Nathália Brígida (48kg) e Jéssica Pereira (57kg) levaram as medalhas de bronze e fizeram a dobradinha brasileira nos pódios do 48kg e do 57kg.  

Renan Torres (60kg) e Aléxia Castilhos (63kg) também chegaram às disputas por bronzes, mas terminaram em quinto lugar.  

O Pan de Judô continua nesta sexta-feira, 16, com mais oito brasileiros em ação a partir das 17h (Brasília). 

A competição, que vale 700 pontos para o ranking de classificação olímpica para Tóquio, conta com 117 atletas de 20 países. 

 

Estreia do Judô no Canal Olímpico do Brasil 

 

O Pan marcou a estreia do judô nas transmissões ao vivo do Canal Olímpico do Brasil, a plataforma oficial de streaming do Comitê Olímpico do Brasil. Todas as lutas foram exibidas, narradas por Guilherme Maia e comentadas pelo medlahista olímpico e mundial do Judô, Leandro Guilheiro.  

O segundo dia também será transmitido na íntegra para o Brasil pelo Canal Olímpico. O fã do judô pode assistir, torcer e interagir com a transmissão pelo Twitter mandando mensagens com a hashtag #CanalOlimpicoDoBrasi

 

Veja abaixo os resultados de todos os brasileiros no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano Sênior de Guadalajara 

 

48kg 

 

Gabriela Chibana estreou com vitória por ippon sobre Nemesis Candelo, do Panamá, e superou Estefania Soriano, da República Dominicana, por waza-ari, para chegar á final. Na decisão pelo ouro com a chilena Mary Dee Vargas Ley, a brasileira sofreu três punições e ficou com a prata. 

Retornando às competições depois de um longo período recuperando-se de lesões, Nathália Brígida venceu Luz Pen, da Venezuela, na estreia e parou na chilena Vargas Ley, na semifinal, indo para a disputa de bronze. Na luta pela medalha, ela venceu Jacqueline Solis, da Guatemala, para voltar a subir ao pódio.  

 

52kg

 

Larissa Pimenta estreou com vitória nas punições contra Aracely Barrionuevo, do Equador, e jogou Katelyn Jarrel, dos Estados Unidos, por ippon, na semifinal.  

Na decisão pelo título, Pimenta ficou em desvantagem de duas punições, mas reagiu com um belo ippon sobre Angelica Delgado, dos Estados Unidos, para conquistar seu segundo ouro pan-americano. 

 

57kg

 

Ketelyn Nascimento venceu Kelly Deguchi, do Canadá, por waza-ari, nas quartas-de-final, assim como Jéssica Pereira, que superou Cynthia Rahming, de Bahamas. 

As duas se enfrentaram na semifinal e Ketelyn levou a melhor, projetando Jéssica por ippon para ir à final em busca dos 700 pontos no ranking mundial.  

Na decisão, Ketelyn encarou a cubana Arnaes Odelin Garcia num combate de mais de 10 minutos que terminou com vitória da cubana nas punições.  

Jéssica, por outro lado, lutou pelo bronze e imobilizou Julieta Perez, do México, para repetir o resultado de 2020. 

 

63kg

 

Ketleyn Quadros estreou com vitória por waza-ari sobre Sofia Arévalo, do México, e avançou à semifinal, onde encontrou sua compatriota Aléxia Castilhos, que havia batido Estefania Garcia, do Equador, por ippon.  

No confronto brasileiro, Ketleyn levou a melhor sobre Aléxia, vencendo nas punições (3-2), para chegar à final. A basiliense manteve o bom ritmo de luta e se impôs diante da mexicana Prisca Awiti Alcaraz, projetando-a por waza-ari para conquistar seu primeiro título pan-americano. 

Aléxia disputou o bronze com a americana Alisha Galles e, em uma posição dividida, acabou sofrendo o waza-ari e ficou sem a medalha. 

 

60kg

 

Renan Torres estreou com vitória sobre Jose Ramos, da Guatemala, por waza-ari, mas caiu na semifinal diante de Lenin Preciado, do Equador, e deixou escapar a medalha no duelo com Moises Rosado, do México, pelo bronze.  

 

66kg

 

Willian Lima venceu Ari Berliner, dos Estados Unidos, por waza-ari, na estreia, e passou por Wander Matteo, da República Dominicana, por ippon, para avançar à final. 

Na decisão, o brasileiro foi dominante, pontuou um waza-ari e imobilizou Orlando Polanco, de Cuba, para conquistar seu primeiro título pan-americano na classe sênior, aos 21 anos. 

 

 

MEDALHAS 1º DIA - PAN-AMERICANO SÊNIOR - GUADALAJARA 2021 

 

OURO

Larissa Pimenta (52kg) 

Willian Lima (66kg)

Ketleyn Quadros (63kg)

PRATA

Gabriela Chibana (48kg)

Ketelyn Nascimento (57kg)

BRONZE

Nathália Brígida (48kg) 

Jéssica Pereira (57kg)


5º lugar

Renan Torres (60kg)

Aléxia Castilhos (63kg)





Veja Também
06/05/21 14:34 Ketleyn Quadros é vice-campeã do Grand Slam de Kazan, na Rússia 05/05/21 16:29 Primeiro dia em Kazan tem vitórias de Ketelyn Nascimento, Daniel Cargnin e Eric Takabatake 04/05/21 14:07 Judô brasileiro disputa o Grand Slam de Kazan, na Rússia, a partir desta quarta-feira, 05 03/05/21 12:04 Nota de Pesar - Professor Giovani Ferreira 28/04/21 15:24 Webinar de Arbitragem inova com ferramenta de interatividade e reúne atletas, técnicos e árbitros na primeira edição de 2021 21/04/21 11:56 CBJ abre oportunidades de capacitação por meio de cursos online gratuitos 17/04/21 18:15 Judô brasileiro tem dobradinhas no 48kg e 57kg, e fecha Open de Guadalajara com sete medalhas 16/04/21 23:19 Brasil conquista mais sete pódios e é campeão geral do Campeonato Pan-Americano Sênior de Guadalajara 15/04/21 12:57 ASSISTA AO VIVO - Dia 1 do Campeonato Pan-Americano Sênior de Guadalajara 13/04/21 17:51 Judô em destaque na programação especial do Canal Olímpico do Brasil a 100 dias de Tóquio
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB