Voltar para o topo

Notícias

07/10/20 15:27

Nas eleições do COB, Silvio Acácio Borges é reeleito para o Conselho de Administração e Paulo Wanderley para a presidência

Chapa de Paulo Wanderley e Marco La Porta conseguiu maioria dos votos ainda no primeiro turno e seguirá no comando do esporte olímpico brasileiro por mais quatro anos, até Paris 2024

Silvio Acácio Borges, Paulo Wanderley e Rogério Sampaio ocupam cargos no COB. Foto: Miriam Jeske/COB Silvio Acácio Borges, Paulo Wanderley e Rogério Sampaio ocupam cargos no COB. Foto: Miriam Jeske/COB

O presidente da Confederação Brasileira de Judô, Silvio Acácio Borges, foi reeleito membro do Conselho de Administração do Comitê Olímpico do Brasil, nesta quarta-feira, 07, pela Assembleia Eletiva do COB, que reelegeu também os atuais presidente e vice, Paulo Wanderley Teixeira e Marco La Porta, para o quadriênio 2020-2024. As eleições da entidade máxima do esporte olímpico brasileiro foram marcadas pela participação histórica dos atletas que, pela primeira vez, tiveram representatividade de um terço do colégio eleitoral, com direito a 12 votos.  

O pleito reuniu, em hotel no Rio de Janeiro, presidentes das confederações nacionais filiadas ao COB, comissão de atletas e representantes do Comitê Olímpico Internacional no Brasil, além dos candidatos às cadeiras no Conselho de Administração e das três chapas concorrentes aos cargos executivos. 

Nas primeiras rodadas de votação, os eleitores escolheram os sete representantes das Confederações e o membro independente para o Conselho de Administração. Nesse pleito, o presidente da CBJ recebeu 27 votos e ficou entre os sete mais votados compondo o Conselho com Anders Petterson (neve), Matheus Figueiredo (gelo), Rafael Nishimura (escalada esportiva), José Luiz Vasconcellos (ciclismo), Alberto Maciel (taekwondo) e Ernesto Pitangueira (triatlo), ao lado do ex-ministro do esporte, Ricardo Leyser, eleito para a cadeira de membro independente.  

“Me sinto privilegiado de participar de uma eleição histórica que fortaleceu ainda mais a democracia no esporte olímpico brasileiro, com uma maior e efetiva participação dos atletas em todo o processo. Parabenizo todos os candidatos, em especial Paulo Wanderley e Marco La Porta, que tiveram uma vitória justa e merecida, um reconhecimento ao trabalho realizado até aqui. Feliz também pela minha reeleição no Conselho de Administração e ciente do desafio que teremos nos próximos quatro anos contribuindo para uma gestão cada vez mais responsável e participativa no Comitê Olimpico do Brasil”, enfatizou Silvio Acácio Borges.

PW e La Porta vencem no primeiro turno 

Na eleição para a presidência, Paulo Wanderley, que presidiu e revolucionou a CBJ no período de 2001 a 2017, venceu, ao lado do seu vice Marco Antonio La Porta, ainda no primeiro turno, com um total de 26 votos. A chapa de Rafael Westrupp e Emmanuel Rego ficou em segundo lugar, com 20 votos, enquanto Hélio Meireles e Robson Caetano computaram dois votos. 

“Vivenciar um momento como o de hoje me emociona verdadeiramente e me faz lembrar toda a trajetória de 2017 para cá, o quanto construímos juntos. Isso por si só já é uma vitória. Se atualmente vivemos a democracia no COB, se tivemos pela primeira vez em décadas três chapas concorrendo à presidência, se tivemos a participação maciça e fundamental de atletas na tomada da decisão, isso foi fruto da reforma estatutária que conduzi como presidente desta entidade”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley, em pronunciamento logo após a vitória. 





Veja Também
06/03/21 19:12 Com maioria dos votos, Silvio Acácio Borges é reeleito presidente da CBJ para o próximo ciclo olímpico 06/03/21 11:19 ACOMPANHE AS ELEIÇÕES DA CBJ 05/03/21 12:53 Larissa Pimenta fica em 5º e Jéssica Pereira em 7º no primeiro dia de Tashkent 03/03/21 10:09 Eleições CBJ - Nova composição da chapa Resgate à União do Judô 01/03/21 12:49 Seleção embarca para o Uzbequistão rumo ao Grand Slam de Tashkent 26/02/21 13:59 Zempo, sistema de gestão da CBJ, passa por atualização e ganha novas funcionalidades 24/02/21 17:11 Nota de pesar - Francisco de Carvalho Filho 20/02/21 14:14 Maria Suelen Altheman conquista a medalha de bronze no último dia de Grand Slam de Tel Aviv 19/02/21 17:02 ELEIÇÕES CBJ - Conheça as chapas registradas no pleito para a presidência da CBJ 19/02/21 10:17 Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves e Maria Suelen Altheman lutam neste sábado, 20, em busca dos primeiros pódios do país no Grand Slam de Tel Aviv
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB