Voltar para o topo

Notícias

12/11/19 17:54

Em Brasília, CBJ debate participação de atletas e preparação para Tóquio, na Comissão do Esporte, da Câmara dos Deputados

Presidente Silvio Acácio Borges, Ney Wilson Pereira e Victor Penalber representaram o judô no encontro desta terça-feira, 12, com representantes de outras modalidades

O judô foi uma das modalidades convidadas para participar de audiência pública na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 12, em Brasília, que debateu a participação dos atletas na gestão do esporte e a preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Para falar sobre os temas, a Confederação Brasileira de Judô levou seu presidente, Silvio Acácio Borges, o gestor de Alto Rendimento, Ney Wilson Pereira, e o atleta Victor Penalber, vice-presidente da Comissão de Atletas da CBJ. 

A audiência, de iniciativa do deputado Luiz Lima, contou também com representantes das Confederações Brasileiras de Wrestling, Taekwondo, Esgrima e Boxe. Cada entidade pôde apresentar um panorama da sua situação administrativa, financeira e esportiva no ciclo de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, além de expor as medidas tomadas em busca de uma maior participação dos atletas nos processos de tomada de decisão das Confederações.  

“A CBJ vem buscando essa adaptação dentro de uma plataforma que o COB vem implantando, que é a gestão ética com transparência. E a participação dos nossos atletas dentro dos nossos conselhos faz com que tenhamos uma administração muito participativa. Para nossa próxima eleição, por exemplo, além dos 27 presidentes de Federações e representantes de clubes, nós teremos também 27 atletas e mais um atleta olímpico votando. Dessa forma, acreditamos que estamos bastante inseridos nesse novo momento do esporte brasileiro”, disse Silvio Acácio Borges durante a audiência.  

Gestor responsável por toda a estratégia de classificação e preparação da seleção principal de judô do Brasil para as competições internacionais, Ney Wilson conduziu a apresentação, explicando a estrutura organizacional da CBJ, suas principais fontes de receita, resultados esportivos e os programas de fomento desenvolvidos pela CBJ.  

“É uma horna estar aqui compartilhando com nossos pares de Confederação e estar mais uma vez aqui nessa casa fazendo uma prestação de contas de tudo aquilo que a gente procura desenvolver na nossa modalidade. Para 2020, o nosso desafio é, novamente, buscar o ouro, já que nas duas edições passadas nós tivemos ouros, com a Sarah Menezes, em Londres, e com a Rafaela Silva, no Rio”, projetou Ney Wilson.

Ao final da apresentação, o judoca Victor Penalber, medalhista de bronze no Mundial de Astana, em 2015, e representante do Brasil na categoria meio-médio (81kg) nos Jogos do Rio 2016, participou da mesa por meio de videoconferência, trazendo a visão do atleta sobre sua participação na gestão da Confederação.  

“Sempre tivemos uma conversa muito aberta com a Confederação. A Comissão de Atletas também vem se adaptando a esse novo momento, conhecendo os processos dentro da Confederação Brasileira de Judô que é muito complexa. Para exemplificar, pudemos debater, recentemente, os critérios de convocação para seleção e também participamos das reuniões que decidiram a realização do Grand Slam de Brasília. Aos poucos, estamos amadurecendo nesse processo de conversas e trocas para que, cada vez mais, os atletas tenham participação nas decisões quanto à competições, treinamentos e à forma como conduzimos nosso esporte”, resumiu Penalber.  

A Comissão de Atletas da CBJ é formada pelos judocas Sarah Menezes, Mayra Aguiar, Mariana Silva, Henrique Guimarães, Rafael Silva “Baby”, Victor Penalber e Rafaela Silva, que preside a Comissão. Além disso, os atletas têm representatividade nos Conselhos de Administração e Técnico da CBJ. O estatuto da CBJ garante ainda aos atletas representatividade de um terço do colégio eleitoral.

PODERES DA CBJ

COMISSÕES DA CBJ

ESTATUTO CBJ 

 

Foto: Reynaldo Lima/Acervo Comissão do Esporte 





Veja Também
14/12/19 12:06 Brasil fecha World Masters de Qingdao com dois quintos e um sétimo lugar 12/12/19 11:59 Após duas vitórias na estreia, Brasil vai para o segundo dia do World Masters com quatro judocas na busca pela primeira medalha do país na competição 11/12/19 12:29 Brasileiros conhecem primeiros adversários no World Masters da China 11/12/19 11:21 Em parceria com COB, CBJ promove workshop para treinadores das categorias de base do judô brasileiro 11/12/19 10:44 Chiaki Ishii e Mayra Aguiar são homenageados pelo COB no Prêmio Brasil Olímpico 09/12/19 11:38 Judô brasileiro disputa World Masters em busca dos últimos pontos da temporada 2019 05/12/19 10:52 Homenagens, planejamento para 2020 e adesão em massa da arbitragem: o sucesso do I Encontro Nacional de Arbitragem da CBJ 03/12/19 15:56 Seleção Brasileira de Judô segue preparação para o World Masters chinês em Tenri, no Japão 02/12/19 17:28 Três meses após dar à luz, judoca é campeã brasileira e sobe ao pódio com filho nos braços 02/12/19 11:38 Judocas de 16 estados conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro Sênior de Judô
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB