A Federação de Judô do Mato Grosso do Sul conseguiu, por meio de uma parceria com o Tribunal Regional do Trabalho e com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, equipar a Escola Estadual Lino Villachá, no bairro Nova Lima, em Campo Grande, com mais material esportivo para a prática de judô.
GALERIA DE FOTOS
A escola recebeu na última quinta-feira, 29, 31 aparelhos de ar condicionado que garantirão climatização em todas as salas de aula, além de 40 quimonos e chinelos e uma área oficial de tatame. A doação foi feita pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Além da Lino Villachá, uma outra escola sul-mato-grossense também será contemplada com a mesma doação até o final do ano. No total, o TRT doará 80 judoguis, 80 faixas, 80 pares de chinelos e 50 placas de tatame.
"O judô também trabalha com doutrinação. Um dos princípios é que o aluno primeiro aprende a cair e depois a derrubar. Ou seja, todos nós, na vida profissional ou pessoal podemos cair e, uma vez caindo, temos que saber nos levantar", destacou o presidente da FJMS, César Augusto Progetti Paschoal, que participou da cerimônia de entrega dos equipamentos ao lado de autoridades como o governador Reinaldo Azambuja; o desembargador João de Deus Gomes de Souza; o juiz Márcio Alexandre da Silva, gestor regional do programa; o diretor da escola, Olívio Mangolin, entre outros.
A Escola Estadual Lino Villachá atende 1.270 alunos e o projeto de judô oferece aulas duas vezes por semana, nos turnos matutino e vespertino. Para participar, o estudante precisa ter bom comportamento, frequência escolar e médias acima de 7. O projeto começou no início do ano e, atualmente, atende 30 alunos de 9 a 17 anos.
A doação do material possibilitará a ampliação do dojô, dando mais conforto e segurança aos judocas. No total, serão 25 placas emborrachadas de 2x1m cobrindo toda a extensão da sala de aula.
Além das doações, também foi inaugurado o ginásio poliesportivo que foi reformado com recursos do governo do Estado no valor de R$ 452 mil. A quadra ganhou acessibilidade, arquibancada e fechamento da estrutura. "Com 34 anos de existência, a escola não tinha recebido melhorias nessa área esportiva", falou o governador Reinaldo Azambuja.
A Federação de Judô do Mato Grosso do Sul é uma das 27 federações filiadas à Confederação Brasileira de Judô, entidade que rege a modalidade no Brasil.
Fonte: TRT / http://www.trt24.jus.br/web/guest/-/escola-do-nova-lima-tera-salas-de-aula-climatizadas-e-tatame-oficial-de-judo-gracas-a-doacao-do-t-2?inheritRedirect=true&redirect=/home