Voltar para o topo

Notícias

28/08/13 19:34

Rafaela Silva é campeã mundial de judô da categoria leve

Judoca supera americana Marti Malloy na final, leva o ouro da competição e entra para a história como primeira brasileira a conquistar título mundial. Japonês Shohei Ono é o campeão masculino

Um dia que ficará marcado na história do esporte brasileiro. A carioca Rafaela Silva conquistou, nesta quarta-feira, 28 de agosto, o primeiro título mundial de judô de uma atleta brasileira. Lutando  em casa, a judoca venceu, por ippon, a norte-americana Marti Malloy, na final, e a atual líder do ranking Automne Pavia, na semifinal. Com o apoio de cerca de cincol mil torcedores que fizeram do Maracanãzinho um caldeirão, Rafaela conquista a terceira medalha do Brasil na competição, a primeira de ouro. A eslovena Vlora Bedeti e a Alemã Myrian Roper ficaram com as medalhas de bronze. No masculino, o japonês Shohei Ono ficou com a medalha de ouro. O francês Ugo Legrand terminou a competição com a prata. Dirk Van Tichelt, da Belgica e Dex Elmont, da Holanda, ficaram com os bronzes.

“Hoje eu estou aqui mostrando que não depende de cor, dinheiro, de nada. Depende da vontade e da garra que a pessoa tem para buscar a votória. Ainda não parei para pensar que sou campeã mundial, muito menos que estou escrevendo a história do judô brasileiro”, disse Rafaela Silva.

A judoca é fruto do Instituto Reação, ONG criada pelo judoca Flávio Canto, na Cidade de Deus, comunidade do Rio de Janeiro. Ao lado de Flávio, o professor Geraldo Bernardes é um dos idealizadores do projeto e foi ele que descobriu o talento de Rafaela.

“Quando criança ela era muito indisciplinada, só queria soltar pipa, jogar bola e brigar na rua. Por isso, o pai a levou para treinar. Aos oito anos de idade ela começou a praticar e ao logo do tempo  revelou um talento nato para o esporte, uma agressividade que poderia ser usada dentro do tatame. Este título estava engasgado desde a olímpiada, pois ela tinha toda condição de ser campeã e não foi. Se há algo de justo no esporte, é este título da Rafaela”, ressaltou Geraldo Bernardes, primeiro professor de judô de Rafaela Silva.

Outra que se emocionou muito com a conquista da judoca brasileira foi a treinadora da seleção Rosicleia Campos. Na comemoração, Rosi lembrou da origem humilde e da garra de Rafaela.

“Ela é uma guerreira dentro e fora do tatame. Esse título mundial é mais do que merecido. Tanto a Rafaela como e toda a equipe de profissionais que dão suporte para os atletas estão de parabéns. Viva a Rafaela e viva o judô brasileiro!” Comemorou Rosicleia Campos.

Outros dois judocas brasileiros lutaram nesta quarta-feira. No feminino, Ketleyn Quadros foi eliminada na segunda luta pela norte-americana Marti Malloy. Entre os homens, Bruno Mendonça começou bem a competição, mas caiu diante do bielorrusso Aliaksei Ramanchyk, também em sua segunda luta.

Na quinta-feira, será a vez dos atletas da categoria meio-médio (- 81 kg, para os homens e - 63kg, para as mulheres). Os representantes do Brasil na disputa serão Victor Penalber e Katherine Campos.





Veja Também
20/05/22 10:34 CBJ lamenta o falecimento do sensei João Shimabukuro 19/05/22 10:06 ELEIÇÃO CACBJ - Conheça os candidatos 17/05/22 16:02 Mayra Aguiar e João Derly inspiram nova geração de judocas em festival infantil promovido pela Sogipa 14/05/22 21:49 SUL-AMERICANO DE VETERANOS - Maioria entre os inscritos, brasileiros dominam pódios do Sul-Americano de Veteranos 13/05/22 21:14 PAN-AMERICANO DE VETERANOS - Com maior delegação, Brasil lidera quadro geral de medalhas, fechando competição com 181 medalhas 13/05/22 18:36 Rafael Silva representa Judô no III Fórum de Comissões de Atletas promovido pela CACOB 13/05/22 17:53 Nunca é tarde demais para tentar de novo 13/05/22 11:50 Animada cerimônia de abertura do Pan de Veteranos tem apresentação da Banda Yayá Muxixa e presença de autoridades 12/05/22 13:47 Conselho de Ética forma Comitê Eleitoral para conduzir eleição da Comissão de Atletas da CBJ 11/05/22 16:19 Brasileiros dominam Campeonato Pan-Americano de Kata e conquistam oito medalhas
PATROCINADOR OFICIAL
 
Apoio
Travel Ace Assistance CBC
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB