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01/04/13 14:47

Periodização

O treinamento desportivo a milhares de anos atrás , já era usado para preparar atletas para os jogos olimpicos e para a guerra.Mas somente no final do século XIX , com o início dos jogos olimpicos da era moderna , o treinamento passou a ter uma estrutura sistematizada para elevar o rendimento esportivo.

O planejamento do treinamento é um processo metodológico e ciêntífico que auxilia o atleta a atingir um alto nível de treinamento e desempenho.É sem dúvida a ferramenta mais valiosa que o treinador possui a fim de conduzir um programa de treino bem organizado.O trabalho deve considerar uma variação de volume e intensidade de acordo com o calendário de competições ou seja deve haver umaPERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO.

Estudos demonstram que o caráter ciêntífico da periodização do treinamento desportivo precisa respeitar as dimensões específicas no que se refere ao sistema de competição , técnica,regras,condições do clima,fuso horário, etc.Vale salientar ainda que um dos erros mais comuns no treinamento incluem a recuperação negligenciada e a elevação da carga de trabalho de forma rápida.

A periodização deve ser seguida pelas seguintes etapas:  micro ciclo (1-7 dias) que está inserido o treino (trabalho do dia) e é dividido   em controle ;choque; ordinário; estabilizador; recuperativo;pré competitivo;competitivo e transição onde cada um desses microciclos trabalha ajustes que preparam o atleta para a competição, respeitando sempre o volume X intensidade.O mesociclo nada mais é que o conjunto de micro ciclos agrupados ,variando de 2 a 6 semanas.Já o macro ciclo que se refere a temporada dividindo a temporada   em: PREPARAÇÃO;  COMPETIÇÃO e TRANSIÇÃO.

Período preparatório onde o objetivo é a preparação orgânica funcional com ênfase nos exercícios aeróbicos e força máxima, ou seja melhorar a capacidade do atleta.

Período pré competitivo onde há a inserção dos gestos desportivos e solicitações metabólicas próximas a realidade , objetivando a elevação do desenvolvimento das caracteristicas fisiológicas , aumentando o potencial do atleta.

Período competitivo onde o objetivo é a manutenção do adquirido anteriormente com ênfase em exercícios com gestos desportivos e solicitações metabólicas semelhantes ao de uma competição para que ocorra o desenvolvimento específico evitando uma especilização erronêa do organismo.

E por fim o Período de transição também conhecido como \\\"descanso ativo \\\" onde o objetivo principal desse período é permitir que os atletas se recuperem mental, física e emocionalmente do trabalho intenso durante os períodos de preparação e de competição.

Abraços com performance,

 

Wagner Zaccani

Prep.Físico

Esp. Ciências da Saúde e do Esporte

cref 01058-G\\\\RS







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