Terceiro dia de Seletiva define os campeões do Sub-21 masculino
Cerca de 400 judocas lutaram neste domingo, 08, no Clube Paineiras do Morumby pelo título nacional
No terceiro dia de competição da Seletiva Nacional das categorias de base, 414 judocas foram ao tatame montado no ginásio do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, em busca dos primeiros pontos no ranking nacional da base para 2025. Neste domingo, foram realizadas 500 lutas com direito a 429 ippon, ou seja, alto nível de judô.
A primeira categoria a conhecer seu campeão foi o peso ligeiro (60kg), em que Vinícius Oliveira, do Flamengo (RJ) bateu João Pedro Silva, do Sesi-SP.
No meio-leve (66kg), Bruno Nóbrega, do Pinheiros, venceu Ernane Neves, do Sesi-SP, por ippon, para conquistar o primeiro lugar.
A final do peso leve (73kg) foi protagonizada pelo duelo gaúcho entre os clubes Sogipa e Grêmio Náutico União, com Matheus Nolasco e Claiton Faria deixando tudo no tatame. Melhor para Claiton, do União, que conseguiu um waza-ari, no golden score, e comemorou muito a conquista inédita na sua jovem carreira.
Já o 81kg foi dominado pela grande revelação de 2024, Luan Almeida, do Sesi-SP, que, neste ano, venceu tanto o Troféu Brasil, quanto o Campeonato Brasileiro Sênior. Mesmo com os resultados na classe de cima, Luan veio se testar entre os juniores e venceu Antonio Neto, por waza-ari, na final.
O 90kg também teve uma final emocionante entre Jesse Barbosa, da Sogipa (RS), e João Segatelle, do Pinheiros (SP), que venceu por ippon.
O 90kg teve um campeão inédito, com Gustavo Milano, da AABB de Curitiba (PR), que venceu todas as lutas por ippon, incluindo a final contra Richarde Oliveira, da Associação Resgate Judô Para Todos (CE).
“A Seletiva é uma competição muito difícil, fiz quatro lutas muito difíceis. Me preparei muito, foram três meses de treinamentos muito duros. Queria agradecer meu clube, meus treinadores, fisioterapeutas e minha família. Na final, eu vi que eu estava bem na luta, esperei o momento certo para entrar o golpe e deu tudo certo. Terminei 2024 muito bem e espero começar 2025 bem também, fazer muitas viagens com a seleção e pegar medalha lá fora”, projetou Milano.
Já o peso-pesado viu o retorno triunfal do carioca Gabriel dos Santos, o “Bebezão”, que ficou fora da última seletiva em razão de uma cirurgia no joelho. Ele dominou seus combates e venceu suas quatro lutas por ippon, incluindo um ippon relâmpago na final com Andrey Coelho, do Grêmio Náutico União.
“Muito bom voltar a ser o campeão da Seletiva Sub-21, que ano passado eu não pude participar por causa de uma cirurgia. Mas, no ano anterior eu tinha conseguido ganhar também. Na final, eu fiz uma reversão, que eu aprendi com meu sensei Marcio Ramalho essa, com certeza, desde pequenino ele me ensinava essa e é muito voltar a ganhar. Para 2025, espero continuar ganhando tudo e medalhar no Mundial de novo”, comentou Gabriel, que foi vice-campeão mundial sub-18, em 2022.
+CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DA SELETIVA NACIONAL SUB-18 E SUB-21