Sorteio do CBI Meeting Nacional Cadete e Júnior inaugura calendário competitivo da CBJ em 2025
Autoridades, treinadores e árbitros prestigiaram solenidade nesta sexta-feira (07), em Brasília
Treinadores, árbitros e dirigentes do judô brasileiro se reuniram, nesta sexta-feira (07), em Brasília, para dar início às atividades do CBI Meeting Nacional Júnior e Cadete, evento que inaugura o calendário competitivo da CBJ em 2025. Mais de 500 atletas de 124 clubes foram credenciados na competição e, durante o congresso técnico, que contou com a presença de autoridades locais e nacionais, os atletas da classe cadete (sub-18) conheceram o caminho que precisarão percorrer até o pódio.
“É nossa primeira competição de 2025, superando os números dos anos anteriores. É o segundo evento oficial do nosso calendário, o Seminário Técnico realizado na última semana foi outro evento de grande sucesso, um mérito da nossa equipe técnica e de arbitragem. Fico muito feliz pelos resultados obtidos em todos os segmentos e pela harmonia que existe entre o trabalho dos treinadores e da arbitragem. O objetivo é buscar o crescimento da nossa modalidade. Eu desejo que estes dois dias de competição sejam um sucesso, até porque esse evento já está no radar dos nossos olheiros para os Jogos Olímpicos de 2028”, disse Silvio Acácio Borges, presidente da Confederação Brasileira de Judô.
“É uma honra muito grande para o nosso estado receber o Meeting. A gente está trabalhando muito para apresentar essa competição, que é uma das mais importantes do nosso país. Gostaria de agradecer à equipe da CBJ e a todos os treinadores e clubes que estão aqui. Desejo boas-vindas e que nossos jovens, apesar das vitórias e das derrotas, ganhem mais conhecimento”, saudou Luiz Gonzaga, presidente da Federação Metropolitana de Judô.
Além dos presidentes da CBJ e FEMEJU, compuseram a mesa Marcelo Theotonio, gestor de Alto Rendimento da CBJ; Paulo Wanderley Teixeira, presidente de honra da CBJ; Euder Lima, presidente da Federação Sergipana de Judô; José Ovídio Duarte, presidente da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul; Moisés Penso, presidente da Federação Catarinense de Judô; Jucinei Costa, presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro; e Herbert Maia, presidente da Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte.
Também estiveram presentes a gestora de Competições da CBJ, Thiara Bertoli, que apresentou o regulamento e programação do Meeting; o gestor das Equipes de Transição da CBJ, Victor Penalber, que fez uma breve apresentação sobre os projetos e ações internacionais da base para este ano; e o Supervisor de Arbitragem da FIJ e Coordenador de Arbitragem do Meeting, sensei André Mariano dos Santos, que enfatizou a competição como ponto de partida das novas regras da Federação Internacional em cenário brasileiro.
Agenda
A programação de lutas começa no sábado (07), com a disputa da classe Sub-18, a partir das 9h (horário de Brasília). No domingo (08), será a vez dos atletas juniores (Sub-21) lutarem no ginásio do Iate Clube.
O Meeting é um dos eventos que contam pontos no Ranking Nacional Júnior e no Cadete, distribuindo até 170 pontos (campeão). A listagem é um dos critérios de convocação da CBJ para a formação das seleções que representarão o Brasil nos estágios internacionais, Pan-Americanos e Mundiais das categorias de base.
Programação e transmissão ao vivo
Sábado (08/02) — Sub-18 Feminino e Masculino
9h — Início dos Combates (M: -50kg; -55kg | F: -40kg; -44kg)
10h — Início dos Combates (M: -60kg; -66kg | F: -48kg; -52kg)
13h — Início dos Combates (M: -73kg; -81kg | F: -57kg; -63kg)
14h30 — Início dos Combates (M: -90kg | +90kg | F: -70kg; +70kg)
Domingo (09/02) — Sub-21 Feminino e Masculino
9h — Início dos Combates (M: -60kg; -66kg; -73kg | F: -48kg; -52kg; -57kg)
13h30 — Início dos Combates (M: -81kg; -90kg; -100kg; +100kg | F: -63kg; -70kg; -78kg; +78kg)
A CBJ TV , canal oficial da CBJ no Youtube, transmitirá todas as lutas ao vivo, nos dois dias de competição.
+LISTA DE ATLETAS INSCRITOS E RESULTADOS FINAIS