Carregando...
16/05/2025 18:24:00
CBJ

Programa de Formação Continuada da CBJ leva treinadores à prática com atletas da Seleção Cadete

Iniciativa integra o Estágio Prático ao processo formativo por meio do Programa de Desenvolvimento Esportivo das Equipes de Transição da CBJ

Programa de Formação Continuada da CBJ  leva treinadores à prática com atletas da Seleção Cadete
Foto: Anderson Neves / CBJ

Como parte do processo de qualificação técnica promovido pela área de educação da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o Estágio Prático proporcionou a nove treinadores e treinadoras uma vivência intensa ao lado da Seleção Cadete Sub-18, durante a concentração para o Estágio Internacional da classe, na cidade de Pindamonhangaba (SP). 

A iniciativa, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de maio, integra o Programa de Formação Continuada da CBJ, sendo o Estágio Prático uma das etapas dentro dos cinco cursos (módulos) do Programa de Desenvolvimento Esportivo das Equipes de Transição da CBJ. O objetivo desta ação é permitir que os conhecimentos adquiridos nos quatro módulos do curso do Programa de Desenvolvimento Esportivo, sejam aplicados em contextos reais, com o acompanhamento técnico e reflexivo necessário para consolidar o aprendizado. 

“O Estágio Prático, etapa essencial para a conclusão do primeiro nível de certificação de treinadores e treinadoras, tem se revelado muito mais do que um requisito formal. Ele tem sido um espaço aberto de troca de experiências, conexão entre teoria e prática, e sobretudo de encontro com a realidade do tatame, atuando diretamente na formação de profissionais que serão protagonistas na renovação e fortalecimento técnico das equipes de base", afirmou Clarice Pires, coordenadora educacional da CBJ.

O processo de formação foi dividido em três etapas: uma reunião de alinhamento e planejamento, realizada on-line no dia 7 de maio; a etapa prática em campo, de 11 a 14 de maio, durante a concentração da seleção cadete; e a fase final, dedicada à elaboração de um relatório reflexivo e envio de materiais por meio da Plataforma da Educação CBJ, até o dia 30. 

Durante os dias de imersão em Pindamonhangaba, os participantes acompanharam de perto as atividades de preparação dos atletas da equipe cadete, atuando em momentos de observação, coparticipação com a comissão técnica e momentos de regência supervisionada. A experiência fortalece a atuação profissional dos treinadores e amplia o repertório metodológico aplicado ao judô de base e de transição. 


“Quero agradecer à CBJ pela oportunidade de participar desse estágio e aprender assuntos valiosos para o nosso dia a dia no judô. Saio daqui totalmente engrandecido por estar ao lado de grandes técnicos”, disse Vinícius de Andrade, treinador. 

“Estou pela segunda vez no estágio prático da CBJ. É um momento muito importante para estarmos vivenciando a experiência dos atletas e a formação dos treinadores, principalmente quanto mulher. Gostaria, inclusive, de incentivar outras treinadoras a participarem de momentos como esse”, finalizou Maria Aparecida, treinadora.

Outras notícias + Lista completa
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL