Presidente Paulo Wanderley se encontra com lenda japonesa Yasuhiro Yamashita
Durante o sorteio do Mundial 2014, o presidente Paulo Wanderley Teixeira se encontrou com uma lenda do judô japonês Yasuhiro Yamashita, considerado um dos maiores atletas da modalidade de todos os tempos.
“Nós nos conhecemos em 2007 e, desde então, estreitamos esta amizade. Em breve, ele virá ao Brasil para conversarmos sobre o judô japonês no Rio em 2016 e sobre o judô brasileiro em Tóquio em 2020”, disse o presidente da CBJ.
Atualmente, Yamashita, com 57 anos, é vice-presidente da Federação Japonesa e dá consultaria para várias organizações como a Universidade Tokai e a Federação Internacional de Judô. Ele se aposentou do judô competitivo em 17 de junho de 1985 após uma carreira notável. Foi campeão olímpico em Los Angeles 1984 na categoria Absoluto e pentacampeão mundial, quatro vezes entre os pesados e uma vez no Absoluto. Além disso, colecionou nove títulos de campeão japonês no Absoluto, categoria considerada a mais importante para o berço do judô. Tem o recorde de 203 vitórias consecutivas (com 7 empates entre elas) até sua aposentadoria. Yamashita recebeu o Prêmio de Honra Japonês em 9 de outubro de 1984.
Foto: Rafal Burza