Carregando...
08/09/2023 11:49:00
COB

Ouro nos Jogos da Juventude, judoca de Nova Iguaçu (RJ) quer seguir os mesmos passos da campeã olímpica Rafaela Silva

Thayllor Meira é atleta do Flamengo e se inspira na trajetória da judoca, que treina no mesmo clube

Ouro nos Jogos da Juventude, judoca de Nova Iguaçu (RJ) quer seguir os mesmos passos da campeã olímpica Rafaela Silva
Foto: Alexandre Loureiro /COB

Não é difícil encontrar quem busque inspiração e referência em uma campeã olímpica. Mas, quando ela está lado a lado, dividindo o mesmo tatame, o sonho de também seguir um caminho vitorioso no esporte fica mais próximo.

É o caso do judoca Thayllor Meira, de 16 anos. Nascido em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, e campeão dos Jogos da Juventude Ribeirão 2023, na categoria até 90kg, ele treina de segunda a sábado no Flamengo, mesmo clube da também duas vezes campeã mundial de Judô, Rafaela Silva. 

“A Rafa é uma atleta fora da curva. Ela zerou a vida, podemos dizer assim. Porque duas vezes campeã mundial e campeã olímpica, isso é um sonho para qualquer um. Todos os atletas querem ser como ela e por isso é minha inspiração também. Tem várias lutas que eu vejo dela e tento adaptar ao meu treino, então é um privilégio esse contato dia a dia", disse o judoca, que falou ainda sobre a primeira participação dele nos Jogos da Juventude. 

“Ser campeão é uma mistura de sentimentos. Treinei bastante para isso e acho que consegui demonstrar dentro do dojô que é só o começo. Tentei me espelhar nas lutas da Rafa, que pensa muito antes de dar algum golpe e hoje busquei fazer exatamente isso: entrar mais calmo e ficar mais consciente na luta. Ano que vem tem mais”, completou o atleta. Thayllor venceu na final o cearense Richarde de Oliveira por ippon.

O início no esporte, há cerca de cinco anos, foi por influência de um dos seis irmãos. Na parte da manhã o judoca foca nos estudos para, em seguida, dedicar-se aos treinos. São três horas para ir ao clube e mais três horas de volta para casa. Mas não é apenas a campeã olímpica que motiva o jovem atleta.

“Quero dar uma vida melhor a minha mãe por meio do judô, uma casa própria, e fazê-la sentir muito orgulho de mim, que foi o que prometi no início do ano. Acho que estou conseguindo. Cada dia que passa é uma superação e todos os dias eu busco os meus sonhos. Espero ter um caminho brilhante como o da Rafa e fazer minha carreira no decorrer dos anos”, concluiu. 

Embaixadora dos Jogos da Juventude, Rafaela Silva também acompanhou todas as lutas de Thayllor até o judoca chegar à final e acredita que ele está no caminho certo para conquistar os objetivos.

“Ele é novo ainda, tem muita coisa para acontecer até sair da base e integrar o alto rendimento, que é o que todos almejam, mas ele está no caminho certo, pois o primeiro passo é acreditar. Vejo o Thayllor treinando, ajudando a todo mundo, e ele está sempre buscando o sonho dele, além de querer evoluir como atleta. Então, o que pudermos fazer aqui e no clube para o crescimento dele, vamos fazer”, afirmou a campeã olímpica de judô, Rafaela Silva. 

Judô nos Jogos da Juventude 

As finais do feminino e masculino, da categoria meio-médio até o pesado, foram realizadas nesta quinta-feira, 7, no Centro de Convenções Taiwan. O estado do Rio Grande do Sul dominou o quadro de medalhas da modalidade (5 ouros, 1 prata e 5 bronzes), seguido de São Paulo (3 ouros, 2 pratas e 4 bronzes) e Rio de Janeiro (3 ouros, 1 prata e 3 bronzes). O último dia de competições será disputado nesta sexta-feira, 8, com as lutas por equipes.

Fonte: COB

Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL