Carregando...
29/11/2023 10:53:00
CBJ

No Japão, comitiva da CBJ visita fábrica de quimonos da Kusakura

Silvio Acácio Borges, Marcelo Theotonio e Rafael Silva foram recebidos pelo presidente da empresa japonesa, em Osaka, e conheceram o processo de fabricação dos judogi da seleção brasileira

No Japão, comitiva da CBJ visita fábrica de quimonos da Kusakura
Marcelo, Silvio, Sr Miura e Baby na sede da KuSakura, em Osaka, Japão. Foto: Divulgação


Representantes da Confederação Brasileira de Judô visitaram, nesta semana, a fábrica de quimonos da Kusakura, no Japão. A comitiva da CBJ formada pelo presidente Silvio Acácio Borges ao lado do gerente de Alto Rendimento, Marcelo Theotonio, e do atleta Rafael Silva “Baby” foi recebida por Masahiko Miura, presidente da Kusakura Japão, fornecedora oficial dos judogi da Seleção Brasileira de Judô. 


Na visita, os brasileiros puderam conhecer todo o processo de fabricação dos quimonos, da tecelagem do algodão até a costura e finalização do uniforme. O judogi Kusakura é um dos mais tradicionais do mundo e reconhecido por ser feito quase que artesanalmente desde sua criação. 


"Foi uma visita de cortesia ao nosso parceiro responsável pela armadura da nossa Seleção. Viemos reforçar a importância dessa parceria para o judô brasileiro e agradecer pessoalmente ao Sr. Miura. Sempre somos muito bem recebidos aqui na KuSakura", conta Silvio Acácio.







Nos Jogos Pan-Americanos, os japoneses fizeram um modelo especial para a Seleção Brasileira, com a marca do Time Brasil e sob medida para cada um dos 19 atletas que lutaram em Santiago. 


O mesmo será feito para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. CBJ e Kusakura firmaram essa parceria em 2022 e o acordo vai até os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. 


Marca tradicional


Fundada em 1918, em Osaka, no Japão, a KuSakura é especializada em tecidos fabricados a partir do algodão “Kawachi”. A estreia da marca em competições internacionais foi nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, quando vestiu os atletas do time japonês.  


Atualmente, a KuSakura é a única empresa do mundo a dominar todas as etapas do processo de fabricação de quimonos esportivos, desde a elaboração dos tecidos até a alfaiataria. Todos os judogis a serem utilizados pelos atletas brasileiros serão produzidos manualmente, por meio de um método tradicional desenvolvido pela empresa. 


Grand Slam de Tóquio 


A Seleção Brasileira de Judô está no Japão para a disputa do Grand Slam de Tóquio, neste final de semana. A competição é uma das mais prestigiadas do mundo e marca o encerramento da temporada 2023 do Circuito Mundial IJF. 


Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL