MUNDIAL SUB-18 - Silas Costa e Aline Santos ficam em sétimo no terceiro dia de competição
Brasileiros chegaram até a repescagem, mas caíram para uzbeque e mongol, respectivamente, nesta sexta-feira (30)
O judô brasileiro teve os sétimos lugares de Silas Costa (73kg) e Aline Santos (57kg) como melhores resultados no terceiro dia de Campeonato Mundial Sub-18. Nesta sexta-feira (30), em Lima, no Peru, os dois fizeram boa campanha nas primeiras rodadas e chegaram à repescagem de suas categorias, mas caíram para uzbeque e mongol, respectivamente, em lutas marcadas por golden scores extensos.
Silas Costa vence duas lutas, mas sofre revés nas quartas e na repescagem
O brasileiro de 17 anos estreou com vitória relâmpago sobre o uruguaio Martin Bone Maldonado, na segunda rodada, com um waza-ari seguido de chave-de-braço. Nas oitavas, enfrentou Aleksandrs Avdejevs, da Letônia, e também com um waza-ari, avançou às quartas, onde encarou o francês Noah Boue.
No confronto, Boue saiu na frente com um waza-ari nos primeiros segundos de luta, mas Silas foi para cima e conseguiu igualar o placar, também com um waza-ari. Logo em seguida, porém, o brasileiro foi projetado lateralmente pela segunda vez, após tentar um golpe, e precisou ir à repescagem para ainda lutar pela medalha de bronze.
Na luta, Silas enfrentou Inomjon Bakhodirov, do Uzbequistão. Durante o tempo regulamentar, o brasileiro foi guerreiro e teve grandes chances de definir o resultado no solo, sua característica mais forte, porém, Bakhodirov conseguiu defender-se bem e estendeu o combate até o golden score.
Aos dois minutos e meio do tempo extra, com os dois pendurados por shidos e com a luta equilibrada, Silas acabou projetado em waza-ari após tentar uma entrada e despediu-se da competição em sétimo lugar.
Ele é atleta do Grêmio Náutico União (RS) e, neste ano, conquistou três bronzes em competições internacionais, nas Copas Europeias de Porec e Coimbra, e no Campeonato Pan-Americano e Oceania.
Aline Santos dá show de ne-waza, mas para em mongol na repescagem
Mostrando a força do seu ne-waza (luta de solo), Aline começou o Mundial com vitória por imobilização sobre a indiana Stanzin Daechan. Nas oitavas, novamente mostrando talento no solo, imobilizou Juana Maidana, da Argentina, por vinte segundos até o ippon, para avançar às quartas.
No confronto seguinte, veio o primeiro revés do dia, contra a francesa Talyana Abdallah, que conseguiu um waza-ari na primeira metade da luta. Aline partiu para cima e tentou reverter o resultado, mas o tempo não foi suficiente e assim precisou ir à repescagem para manter viva a chance da medalha.
A adversária da vez foi a mongol Tsendbazar Mashbat, que logo teve vantagem no placar ao projetar Aline em waza-ari, no primeiro minuto de luta. A brasileira, contudo, não desistiu e foi para cima, criando boas chances até enfim conseguir jogar Mashbat de waza-ari, a 12 segundos do fim. No golden score, a luta se estendeu até os quatro minutos, com as duas penduradas por dois shidos, quando Aline foi punida pela terceira vez por falta de combatividade.
A brasileira de 17 anos é atleta do SESI-SP (SP) e, em 2024, foi campeã pan-americana juvenil, além de ter conquistado uma prata internacional na Copa Europeia de Coimbra, em Portugal.
Brasil ainda teve Ruan Vasconcelos e Victoria Frade no tatame
Ainda nos 73kg, o judô brasileiro foi representado por Ruan Vasconcelos. Ele estreou bem, com vitória por waza-ari sobre Nandor Horvath, da Hungria, mas caiu nas oitavas-de-final para o waza-ari do sérvio Bogdan Velickovic, cabeça-de-chave número um da categoria.
Já no feminino, o Brasil ainda teve Victoria Frade (57kg). A brasileira teve estreia dura na primeira rodada, contra a holandesa Ciska Adema, onde foi projetada em waza-ari e em seguida bateu na chave-de-braço da adversária.
Disputas seguem neste sábado, com mais cinco brasileiros
O último dia de disputas individuais do Mundial Juvenil terá cinco brasileiros em ação: Carolina Marcon (70kg), Gabriela Silva (+70kg), Olivia Oliveira (+70kg), Gustavo Reis (+90kg) e Luis Oliveira (+90kg).
Eles buscam aumentar a boa campanha do Brasil até agora. Nos três primeiros dias de competição, o país faturou 6 medalhas, com o ouro de Clarice Ribeiro (48kg), as pratas de Yuri Pereira (50kg), Juliana Yamasaki (44kg) e Rafaela Rodrigues (52kg), e os bronzes de Nycolly Carneiro (48kg) e Nicole Marques (52kg).
Confira abaixo a agenda dos próximos dias de Mundial Sub-18:
Sábado (31/08): Carolina Marcon (70kg), Gabriela Silva (+70kg), Olivia Oliveira (+70kg), Gustavo Reis (+90kg) e Luis Oliveira (+90kg).
Horário: 13h - Preliminares | 18h - Finais (horário de Brasília)
Domingo (01/09): Equipes Mistas
Horário: 14h30h - Preliminares | 18h - Finais (horário de Brasília)
Transmissão ao vivo: judotv.com