MUNDIAL SUB-18 - Gabriela Silva fica em quinto lugar no último dia de disputas individuais
Brasileira parou em Emma-Melis Aktas, da Estônia, neste sábado (31), na disputa pela medalha de bronze
O judô brasileiro encerrou sua campanha nas disputas individuais do Campeonato Mundial Sub-18 com o quinto lugar de Gabriela Silva (+70kg). Neste sábado (31), em Lima, no Peru, a brasileira chegou até a disputa do bronze, mas acabou superada por Emma-Melis Aktas, atleta da Estônia, por dois waza-ari.
Gabriela começou o dia com vitória por ippon sobre Briana Garcia, do México, imobilizando-a por vinte segundos. Na rodada seguinte, válida pelas quartas-de-final, enfrentou Kristyna Kaszperova, da República Tcheca, e foi superada pelo ippon da adversária, precisando lutar a repescagem para chegar na disputa de medalha.
Luta essa que não aconteceu, já que a japonesa Tomoka Inoue, que seria sua adversária, recebeu hansoku-make (desclassificação) na luta anterior por forçar o braço da adversária em um ataque. Sendo assim, Gabi recebeu a vitória por fusen-gachi e foi direto para o bronze.
Na luta decisiva, a brasileira começou bem, impondo ritmo de ataques e forçando duas punições a Aktas. Mas, a menos de um minuto do fim, acabou caindo em uma entrada da adversária e foi imobilizada até o ippon, terminando sua participação em Lima, neste sábado.
Gabriela tem 16 anos e é atleta do Centro de Treinamento Diamond, em Itajaí, Santa Catarina. Neste ano, foi vice-campeã pan-americana juvenil e conquistou um bronze internacional, na Copa Europeia de Porec, na Croácia.
Olivia Oliveira fica em sétimo
Ainda no pesado feminino, o Brasil teve a participação de Olivia Oliveira. Ela estreou com vitória por dois waza-ari, nas oitavas, sobre a mongol Tergelnaran Banzragch, mas, nas quartas, caiu para a polonesa Zuzanna Banaszewska, que viria a ser campeã da categoria horas depois.
Precisando lutar a repescagem para chegar à luta pelo bronze, Olivia enfrentou a francesa Emma Feuillet-Nguimbo, onde sofreu um waza-ari a poucos segundos do fim da luta e não conseguiu reverter, terminando assim a competição em sétimo lugar.
Três brasileiros caem na estreia
O Brasil ainda teve mais três judocas em ação neste sábado. No feminino, Carolina Marcon (70kg) foi projetada em waza-ari e, logo em seguida, imobilizada por Leni Welter, de Luxemburgo, pela primeira rodada.
Já no masculino, a dupla de pesados Luis Antônio Oliveira (+90kg) e Gustavo Reis (+90kg) caiu nas oitavas-de-final.
Luis começou a luta contra o francês Kevin Nzuzi Diavisi pendurado nas punições, por sair da área de combate duas vezes, mas conseguiu igualar o placar em dois erros do adversário, por pegadas irregulares. A poucos segundos do fim do tempo regulamentar, porém, o brasilerio caiu lateralmente em uma entrada de pernas de Diavisi e despediu-se da competição.
Segundo representante masculino no peso pesado, Gustavo Reis (+90kg) caiu para o ippon de Rustem Kadzaev, atleta neutro, que viria a ser campeão da categoria, e também foi eliminado na estreia.
Brasil termina competição individual com melhor campanha desde 2017
As seis medalhas conquistadas pelo Brasil, até aqui, igualaram-se à melhor campanha da história do judô brasileiro em Mundiais Juvenil, que aconteceu em Santiago, no Chile, em 2017. Na ocasião, o país conquistou um ouro, com Aldi Oliveira; três pratas, com Gabriella Mantena, Millena Silva e Equipe Mista; e dois bronzes, com Amanda Arraes e Luiza Cruz.
Já em 2024, o país terminou as disputas individuais com a exata campanha de sete anos atrás, ainda tendo a chance de ampliá-la com a competição por equipes mistas, que encerra o programa do Mundial de Lima, neste domingo (01).
A equipe brasileira estreia direto na semifinal e aguarda o vencedor do confronto Japão x Mongólia. As eliminatórias começam a partir de 14h30 (horário de Brasília), com finais às 18h. O site judotv.com faz a transmissão ao vivo de todos os combates.
MEDALHISTAS BRASILEIROS - MUNDIAL JUVENIL DE JUDÔ 2024
OURO - Clarice Ribeiro (48kg)
PRATA - Yuri Pereira (50kg)
PRATA - Juliana Yamasaki (44kg)
PRATA - Rafaela Rodrigues (52kg)
BRONZE - Nycolly Carneiro (48kg)
BRONZE - Nicole Marques (52kg)