Carregando...
29/08/2024 22:04:00
Seleção Brasileira - Transição

MUNDIAL SUB-18 - Clarice Ribeiro é bicampeã e Brasil chega a seis medalhas, em Lima

Brasil teve ouro de Clarice, prata de Rafaela Rodrigues (52kg) e bronzes de Nycolly Carneiro (48kg) e Nicole Marques (52kg) no segundo dia do Mundial Juvenil

MUNDIAL SUB-18 - Clarice Ribeiro é bicampeã e Brasil chega a seis medalhas, em Lima
Clarice Ribeiro (48kg), de 16 anos, foi bicampeã mundial juvenil de judô, em Lima, Peru. Foto: Tamara Kulumbegalashvili/IJF

No segundo dia de Campeonato Mundial Sub-18 de judô, disputado em Lima, no Peru, o Brasil voltou a brilhar com sua nova geração e arrematou mais quatro medalhas, nesta quinta-feira, 29. O grande destaque foi o bicampeonato mundial da talentosa Clarice Ribeiro (48kg), judoca de apenas 16 anos, que conquistou o segundo ouro consecutivo em Mundiais Sub-18, mas em categorias diferentes. 


Depois de vencer nos 44kg, em 2023, a manauara, que treina no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, buscou o título no peso de cima, os 48kg, feito inédito no judô brasileiro em Mundiais juvenis. A única a conseguir uma dobradinha de ouro em mundiais da base foi Sarah Menezes, mas foi em mundiais Júnior (Sub-20), em 2009 e 2010.  


Para chegar em sua segunda final consecutiva em Mundial Sub-18, Clarice Ribeiro exibiu uma luta de chão afiada e imobilizou todas as suas três adversárias nas eliminatórias, vencendo-as por ippon. Primeiro, bateu a japonesa Aika Inoue, nas oitavas e, em seguida, superou Camila Bermudez, da Colômbia. Na semifinal, bateu a compatriota Nycolly Carneiro e garantiu-se na final, contra a judoca da Mongólia, Anudari Jamsran. 


Na decisão, Cice conseguiu um waza-ari no início da luta e não foi ameaçada ao longo do combate, dominando as ações. Por fim, conseguiu mais uma projeção para waza-ari, marcado no vídeo replay, e comemorou o bicampeonato com seus pais, que estavam vibrando da arquibancada. 


Nycolly, por outro lado, estreou com vitória sobre Alina Yamasheva, do Cazaquistão, nas punições, na primeira rodada. Nas quartas, bateu Sofia Zakharova (atleta neutra) também nas punições e foi à semi, onde parou em Clarice. 


Mas, na disputa pelo bronze, a paranaense não deu chances a Charlotte Nettesheim, da Alemanha, e venceu o confronto com autoridade, por waza-ari, garantindo a dobradinha brasileira no pódio dos 48kg. 


Dobradinha de prata e bronze no 52kg 


Nos 52kg, a dupla de representantes do Brasil também brilhou, com Rafaela Rodrigues conquistando a prata e Nicole Marques o bronze. 


Rafa venceu Melissa Villada, da Colômbia, por ippon de imobilização, nas oitavas e bateu Janka Juttner, da Hungria, nas quartas-de-final, com uma chave de braço. Na semi, a brasileira foi estratégica e venceu Valeriia Kozlova (atleta neutra) nas punições. 


Na final, encarou a japonesa Ihora Oi e começou melhor, forçando duas punições à adversária. Mas, no início do golden score, a japonesa encaixou um golpe de pernas e projetou a brasileira lateralmente ao solo para marcar o waza-ari do título. 


Já Nicole Marques, bateu Callie Bannister, da Austrália, por waza-ari, e repetiu o placar nas oitavas, contra Melody Grenier, do Canadá. Nas quartas, a brasileira foi superada por Iroha Oi, do Japão, mas buscou a vitória na repescagem contra Fatima Supygaliyeva, do Cazaquistão, nas punições. 


Na disputa pelo bronze, a brasiliense conseguiu abrir um waza-ari de vantagem sobre Valeriia Kozlova, que empatou a 28 segundos do fim da luta. Mas, Nicole estava determinada a trazer essa medalha e foi agressiva para forçar três punições em Kozlova e celebrar muito o pódio inédito junto com seus pais e treinadores, que também estavam na arquibancada em Lima. 


O Brasil abriu o Mundial, na quarta-feira, 28, com duas pratas de Yuri Pereira (50kg) e Juliana Yamasaki (44kg), além do quinto lugar de Carlos Tevano Filho (50kg). 


Com as seis medalhas conquistadas até o momento, o Brasil assumiu a liderança parcial do quadro geral de medalhas da competição individual com um ouro, três pratas e dois bronzes. 


A competição segue até domingo com mais brasileiros no tatame. 


AGENDA - CAMPEONATO MUNDIAL SUB-18

Quarta-feira (28/08) — F: -40kg; -44kg | M: -50kg; -55kg

Juliana Yamasaki (44kg)

Yuri Pereira (50kg)

Carlos Tevano Filho (50kg)

João Gabriel Santana (55kg)

Victor Hugo Silva (55kg)

Horário: 13h - Preliminares | 18h - Bloco Final (horário de Brasília)

Quinta-feira (29/08) — F: -48kg; -52kg | M: -60kg; -66kg

Clarice Ribeiro (48kg)

Nycolly Carneiro (48kg)

Rafaela Rodrigues (52kg)

Nicole Marques (52kg)

Fernando Mitsuda (60kg)

José Tiago Filho (66kg)

Horário: 12h30 - Preliminares | 18h - Bloco Final (horário de Brasília)

Sexta-feira (30/08) — F: -57kg; -63kg | M: -73kg; -81kg

Aline Santos (57kg)

Victoria Frade (57kg)

Silas Costa (73kg)

Ruan Vasconcelos (73kg)

Horário: 12h30 - Preliminares | 18h - Bloco Final (horário de Brasília)

Sábado (31/08) — F: -70kg; +70kg | M: -90kg; +90kg

Carolina Marcon (70kg)

Gabriela Silva (+70kg)

Olivia Oliveira (+70kg)

Luis Oliveira (+90kg)

Gustavo Reis (+90kg)

Horário: 13h - Preliminares | 18h - Bloco Final (horário de Brasília)

Domingo (01/09) — Equipes Mistas

Horário: 14h30 - Preliminares | 18h - Bloco Final (horário de Brasília)

Transmissão ao vivo de todos os dias de competição: Judo TV


Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL