MUNDIAL SUB-18 - Brasileiras chegam à duas finais e duas disputas de bronze no segundo dia de competição em Lima
Clarice Ribeiro (48kg) e Rafaela Rodrigues (52kg) estão nas finais de suas categorias, enquanto Nycolly Carneiro (48kg) e Nicole Marques lutam por bronzes
No segundo dia de Campeonato Mundial Sub-18 de judô, disputado em Lima, no Peru, o Brasil voltou a brilhar com sua nova geração e terá mais quatro chances de medalhas, nesta quinta-feira, 29. Clarice Ribeiro (48kg) e Rafaela Rodrigues (52kg) estão nas finais de suas categorias, enquanto Nycolly Carneiro (48kg) e Nicole Marques lutam por bronzes. As lutas começam às 18h (Brasília), desta quinta-feira e têm transmissão ao vivo pela plataforma judotv.com
Para chegar em sua segunda final consecutiva em Mundial Sub-18, Clarice Ribeiro exibiu uma luta de chão afiada e imobilizou todas as suas três adversárias nas eliminatórias, vencendo-as por ippon. Primeiro, bateu a japonesa Aika Inoue, nas oitavas e, em seguida, superou Camila Bermudez, da Colômbia. Na semifinal, um duelo caseiro com a compatriota Nycolly Carneiro que garantiu o Brasil na final da categoria atê 48kg.
Nycolly, por outro lado, estreou com vitória sobre Alina Yamasheva, do Cazaquistão, nas punições, na primeira rodada. Nas quartas, bateu Sofia Zakharova (atleta neutra) também nas punições e foi à semi, onde parou em Clarice.
Nos 52kg, a dupla de representantes do Brasil também brilhou nas eliminatórias, com Rafaela Rodrigues chegando à final e Nicole Marques à disputa pelo bronze.
Rafa venceu Melissa Villada, da Colômbia, por ippon de imobilização, nas oitavas e bateu Janka Juttner, da Hungria, nas quartas-de-final, com uma chave de braço. Na semi, a brasileira foi estratégica e venceu Valeriia Kozlova (atleta neutra) nas punições.
Já Nicole Marques, bateu Callie Bannister, da Austrália, por waza-ari, e repetiu o placar nas oitavas, contra Melody Grenier, do Canadá. Nas quartas, a brasileira foi superada por Iroha Oi, do Japão, mas buscou a vitória na repescagem contra Fatima Supygaliyeva, do Cazaquistão, nas punições.
O Brasil abriu o Mundial, na quarta-feira, 28, com duas pratas de Yuri Pereira (50kg) e Juliana Yamasaki (44kg), além do quinto lugar de Carlos Tevano Filho (50kg).
Finais - 18h (Brasília)
48kg
Final: Clarice Ribeiro (BRA) x Anudari Jamsran (MGL)
Bronze: Nycolly Carneiro (BRA) x Charlotte Nettesheim (GER)
52kg
Final: Rafaela Rodrigues (BRA) x Iroha Oi (JPN)
Bronze: Nicole Marques (BRA) x Valeriia Kozlova (AIN)