Carregando...
09/09/2016 14:27:27
Rio 2016

Lúcia Teixeira conquista a prata na categoria leve dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Judoca venceu dois combates mas acabou derrotada pela ucraniana Inna Cherniak na decisão.

Lúcia Teixeira conquista a prata na categoria leve dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos, a primeira medalha do judô veio da categoria leve feminina, para atletas com até 57 quilos. Se há um mês foi a vez de Rafaela Silva chegar ao lugar mais alto do pódio, nesta sexta, 09 de setembro, Lúcia Teixeira conquistou a prata para o Brasil nos Jogos Paralímpicos ao ser derrotada na final pela ucraniana Inna Cherniak. É a segunda medalha paralímpica de Lúcia. que repete o feito de Londres, quando também ficou com a prata.

Para chegar à decisão, Lúcia, atleta da CESEC/SP, conquistou uma vitória sobre a chinesa Lijing Wang na diferença de punições nas quartas-de-final. Na semifinal, a paulista teve uma pedreira pela frente, a japonesa Junko Hirose. Mas Lúcia conseguiu mostrar seu melhor judô e, depois de forçar duas punições para a adversária, conseguiu o ippon. Na decisão, a brasileira não resistiu a Cherniak e acabou sofrendo o ippon.

Lúcia da Silva Teixeira Araújo nasceu em São Paulo em 17 de junho de 1981 com baixa visão devido a uma toxoplasmose congênita. Começou a praticar judô com 15 anos e quatro anos depois passou a treinar em alto rendimento. Além das duas medalhas olímpicas, a judoca possui outras grandes conquistas em seu currículo como o vice-campeonato no Mundial da Turquia em 2011 e o bronze no Mundial dos Estados Unidos em 2014.

Outros dois brasileiros também lutaram hoje mas não conseguiram chegar ao bloco final. EM suas primeiras lutas, Abner Nascimento de Oliveira (73kg/ADEVIRN/RN) foi derrotado por pelo venezuelano Mauricio Briceño e Harley Damião Pereira de Arruda (81kg/CESEC/SP) perdeu para o argentino José Effron, ambas por ippon.

A competição de judô nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 termina neste sábado, 10 de setembro, com as disputas das categorias médio, meio-pesado e pesado no masculino e no feminino. O Brasil será representado por Alana Martins Maldonado (70kg/AMEI/SP), Deanne Silva de Almeida (+70kg/ADEVIBEL/MG), Arthur Cavalcante da Silva (90kg/ADEVIRN/RN), Antônio Tenório da Silva (100kg/CESEC/SP) e Wilians Silva de Araújo (+100kg/CEIBC/RJ). Antônio Tenório (100kg) é o maior recordista do judô paralímpico com cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de bronze. Já Deanne Almeida (+70kg) conquistou a prata em Pequim 2008.

 As súmulas desta sexta e as chaves de sábado podem ser conferidas ao final da matéria.

Foto de arquivo: Buda Mendes/CPB

Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL