Carregando...
02/12/2023 05:02:00
Seleção Brasileira - Principal

Jéssica Lima conquista medalha de prata no Grand Slam de Tóquio

Brasileira superou a campeã mundial, Jessica Klimkait, do Canadá, na semifinal, mas parou no ippon da bicampeã mundial, Christa Deguchi, também do Canadá, na final

Jéssica Lima conquista medalha de prata no Grand Slam de Tóquio
Jéssica Lima foi a segunda brasileira a chegar à final em Tóquio na história da competição. Foto: Gabriela Sabau/IJF

Depois de dez anos, o judô brasileiro chegou novamente a uma final do Grand Slam de Tóquio, o torneio mais tradicional do circuito mundial. A responsável pelo feito foi Jéssica Lima que, neste sábado,02, teve uma campanha perfeita nas eliminatórias e chegou a disputa pelo título do peso leve feminino (57kg), onde enfrentou a atual bicampeã mundial Christa Deguchi, japonesa naturalizada canadense.


A última vez que o Brasil chegou à final em Tóquio foi com Érika Miranda, Charles Chibana e Rafael Silva “Baby”, que ficaram com as pratas, em 2013. Agora, Jéssica Lima se junta à Érika Miranda como as únicas mulheres brasileiras finalistas do Grand Slam de Tóquio. 


Show no tatame 


A performance de Jéssica nas preliminares começou com ipponzaço sobre Nok Lam Yeung, do Hong Kong. Nas oitavas, a brasileira encarou a japonesa Riko Honda, vice-campeã mundial júnior neste ano, que abriu um waza-ari de vantagem. Mas, na sequência, Jéssica finalizou com mais um ipponzaço. 


Nas quartas-de-final, outro golpe veloz de pernas derrubou a holandesa Pleuni Cornelisse ao chão e garantiu a brasileira nas semifinais, onde o desafio seria ainda maior. 


Campeã mundial em 2021 e bronze em Tóquio 2020, a canadense Jessica Klimkait também não foi páreo para Lima, que, no golden score, encaixou outra técnica rápida de pernas, fazendo a adversária bater com as costas lateralmente no chão. O árbitro central pediu auxílio do vídeo replay, que confirmou o waza-ari e a classificação da brasileira à grande final. 


A luta pelo ouro inédito foi outra parada duríssima para Jéssica. Ela enfrentou Deguchi que, neste ano, só perdeu quatro lutas e tem seis medalhas no circuito, entre elas, o ouro no Mundial de Doha. Mas, a brasileira mostrou que estava em grande forma e chegou com muita confiança para a final. Tentou algumas entradas, mas a canadense conseguiu encaixar o golpe e projetar Jéssica de costas ao solo para ficar com o ouro. 


Outros quatro brasileiros lutaram neste sábado


Rafaela Silva (57kg) parou na ítalo-brasileira Thauany Dias, na primeira luta; Kaillany Cardoso (70kg) foi imobilizada por Kim Polling, da Holanda, na primeira luta; Beatriz Souza (+78kg) parou nas punições diante de Haruki Kodama, do Japão, na primeira luta; e Rafael Macedo (90kg) perdeu também nas punições na primeira luta diante de Murad Fatiyev, do Azerbaijão.


A competição continua neste domingo, com mais brasileiros em ação. As preliminares começam às 21h de sábado e as disputas por medalhas serão a partir das 5h da manhã de domingo, 03.

Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL