CBJ recebe doação de obra de Alexandre Velly sobre a genealogia do judô
Livro "Judô - Caminho das medalhas" traça origem dos medalhistas brasileiros em olimpíadas e mundiais.
Por trás de um campeão do judô há muito treinamento, disciplina, sacrifício e um mestre, aquele que passa ao aprendiz todos os seus ensinamentos. Foi pesquisando a fundo as origens dos campeões e seus mestres que Alexandre Velly Nunes, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, traçou em seu livro "Judô - Caminho das medalhas", uma espécie de árvore genealógica dos medalhistas olímpicos e mundiais brasileiros desde o precursor Chiaki Ishii até os medalhistas do mundial de 2011, na França. A obra ganhou uma segunda edição atualizada neste ano e a CBJ foi presenteada por Velly com um dos exemplares.
O trabalho é fruto de quatro anos de pesquisa para uma tese de doutarado na Universidade de São Paulo finalizada em 2011, na qual Velly entrevistou cada um dos medalhistas, seus professores e os prfessores dos professores, sucessivamente, até chegar naqueles que ele chama da genearcas, ou seja, os geradores de campeões, os pais do judô brasileiro.
"Eu descobri no meio do caminho que esse é um trabalho que não acaba nunca. E que a maior parte dos medalhistas têm uma origem em comum. O que significa que quando há uma árvore boa, ela dá frutos por um longo período", explica Velly que dos seus 54 anos de vida, tem 43 dedicados ao judô.
O próximo passo, segundo o autor, será relançar o título após o mundial de 2015, com novas entrevistas e inserindo todo o material fotográfico recolhido ao longo da pesquisa. O livro pode ser adquirido na Livraria Cultura de qualquer cidade do Brasil