CBJ participa de seminário sobre tecnologia aplicada ao esporte promovido pelo COB
Especialistas da área de vídeo análise se apresentaram para representantes do Comitê Olímpico Brasileiro, Confederações e clubes
Três representantes da Confederação Brasileira de Judô estiveram presentes ao primeiro dia do seminário de Ciências do Esporte e Tecnologia, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro e que trata especificamente sobre a Análise de Imagens, que começou nesta quinta (8/8) e vai até o próximo sábado. Além da técnica Yuko Fujii e dos estrategistas Leonardo Mataruna e Ricardo Lúcio, participam do evento, que conta com palestrantes internacionais, especialistas da gerência de Performance Esportiva do COB, além de representantes de equipes multidisciplinares das Confederações Brasileiras Olímpicas e de clubes.
“Esta ação visa melhorar a qualidade do treinamento de nossos atletas. Hoje em dia a tecnologia é um dos fatores mais importantes na preparação esportiva. Já fizemos um trabalho muito proveitoso durante os Jogos Olímpicos Londres 2012 e queremos cada vez mais utilizar o máximo possível de ferramentas que permitam aos treinadores maior controle sobre o processo de treinamento de seus atletas e consigam obter o melhor desempenho de cada um”, comentou Jorge Bichara, gerente-geral de Performance Esportiva do COB.
Além das palestras teóricas, realizadas no auditório do COB, no Rio de Janeiro, o evento terá treinamentos práticos no Centro de Treinamento Time Brasil, localizado no Parque Aquático Maria Lenk.
“Atualmente muitos países estão se desenvolvendo nesta área. O nível dos atletas é muito parecido, então é muito importante estar atento aos detalhes. Creio que esta é uma das chaves para melhorar os nossos atletas para os Jogos Olímpicos e para o futuro. Este curso é muito interessante, pois nós podemos ter contato com as novas tecnologias. Para mim, é muito efetivo esse tipo de evento e eu estou muito feliz de o COB ter oferecido este curso para as confederações”, destacou a treinadora japonesa da Seleção Brasileira de judô, Yuko Fujii, contratada pelo COB para reforçar a preparação da equipe olímpica de judô para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Fotos anexas: Rafael Bello/COB