Carregando...
01/11/2024 21:41:00
Competições Nacionais

CBI Troféu Brasil de Judô começa em alto nível e tem sete campeões de sete clubes diferentes

Primeiro dia de competição aconteceu nesta sexta-feira (01), em Belo Horizonte, e contou com mais de 260 atletas em ação

CBI Troféu Brasil de Judô começa em alto nível e tem sete campeões de sete clubes diferentes
No Troféu Brasil de Judô, Rafaela Silva foi campeã de sua primeira competição oficial em nova categoria. Foto: Lara Monsores/CBJ

O primeiro dia do CBI Troféu Brasil de Judô começou eletrizante! Nesta sexta-feira (01), sete categorias de peso foram disputadas na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG), e deram início ao processo de formação da Seleção Brasileira para 2025. E com todos os sete campeões representando clubes diferentes, a competição destacou a diversidade e o alto nível do judô nacional, além da competitividade entre as principais equipes do país. 


No feminino, foram campeãs Natasha Ferreira (48kg), da Sociedade Morgenau/PR; Jéssica Pereira (52kg), do Instituto Reação/RJ; Jéssica Lima (57kg), da Sogipa/RS; e Rafaela Silva (63kg), do Flamengo/RJ.


Para Jéssica Lima, que disputou a vaga olímpica para Paris 2024, a competição serviu como um recomeço rumo ao ciclo LA28.


“Eu comecei o ciclo de Paris sem acreditar muito, sempre fui seguindo passo a passo e quando fui ver alcancei voos que não imaginava. No final, acreditei, mas não foi o suficiente. Pós Paris, eu precisei dar uma pausa grande para cuidar do corpo e da mente antes de voltar. E essa volta não foi nada glamurosa, foi dolorosa. Estar aqui hoje representa um recomeço para mim e, agora mais experiente, mais madura, acredito que posso começar esse novo ciclo com convicção. Minha categoria tem meninas mais novas, mas que já tiveram grandes resultados. E eu gosto disso, de me sentir desafiada e dessa briga interna. Gostei de ter passado isso [com a Rafaela Silva], e que siga assim até o final, porque foi o motivo de eu ter evoluído. Todas nós precisamos evoluir”, declarou a atleta da Sogipa.


Rafaela, que representou o 57kg brasileiro em Paris 2024, também viu no Troféu Brasil uma possibilidade de recomeço. Mas, neste caso, o recomeço em uma nova categoria de peso — o 63kg.


No cenário nacional, a atleta do Flamengo já havia se aventurado nos pesos acima do que normalmente compete e conquistou duas medalhas olímpicas. Em 2023, no 63kg, foi bronze no Troféu Brasil e, no mesmo ano, no 70kg, foi campeã brasileira. Mas agora a mudança de categoria é oficial e o início de um novo ciclo visando LA28.


“Um pouco antes dos Jogos Olímpicos, eu já tinha tomado essa decisão de subir de peso. Dezesseis anos atrás eu tive uma responsabilidade gigantesca de representar a Kekinha (Ketleyn Quadros), que abriu a porta para as medalhas olímpicas do 57kg. Eu tinha um sonho de conquistar medalhas olímpicas e mundiais, e hoje eu posso falar que fiz isso. Então estou fechando essa porta com muito orgulho, pelo o que eu fiz nessa categoria. Quero conquistar muitas coisas nos próximos anos, e meu objetivo é representar o Brasil nos Jogos Olímpicos em um novo peso. Estou muito focada. Já lutei no 63kg algumas vezes, mas hoje foi diferente. Foi oficial e iniciamos o ciclo com uma medalha de ouro”, comemorou.


Enquanto isso, no masculino, o Troféu Brasil abriu portas para jovens talentos que ainda sonham com a vivência olímpica. Todos os três campeões do primeiro dia de disputas têm menos de 23 anos e um longo caminho promissor pela frente. Um deles é Ronald Lima (66kg), de 19 anos, que conquistou seu segundo título consecutivo no Troféu.


Ronald luta na mesma categoria e é companheiro de equipe do vice-campeão olímpico Willian Lima (Pinheiros), e também foi atleta-apoio em Paris 2024. Para ele, ter essa referência no tatame o motiva ainda mais para conquistas futuras.


“É muito importante ter o Willian, porque vejo isso como uma motivação. Eu participei do treinamento e estava com ele nas olimpíadas. Vi como era o clima, presenciei, e isso criou a sensação de querer estar lá de novo, mas dessa vez para competir. Acredito que isso não está tão longe. A medalha de prata olímpica da minha categoria veio do meu clube, então isso me motiva a vir forte no próximo ciclo. Essa medalha de hoje, no Troféu, representa o resultado de um trabalho árduo. Foi meu segundo título consecutivo, então a cada ano que passa é uma superação maior mantê-lo. ”, disse.


Os outros dois campeões masculinos do dia foram Chrystian Silva (60kg), do Paineiras do Morumby/SP, e Vinicius Ardina (73kg), do SESI São Paulo/SP.


SESI-SP e Reação saem na frente no quadro de medalhas


Com quatro medalhas cada, o SESI-SP e o Instituto Reação largaram na frente na disputa de clube mais vitorioso da competição. Foram um ouro, uma prata e dois bronzes conquistados nesta sexta-feira.


Já o Minas Tênis Clube/MG e o Pinheiros/SP empataram como entidades que mais faturaram medalhas no primeiro dia de competição. O clube mineiro ficou com três pratas e dois bronzes, enquanto o paulista, além do ouro de Ronald Lima, fechou a noite com mais quatro bronzes.


As disputas do CBI Troféu Brasil seguem neste sábado (02), com as categorias -70kg, -78kg e +78kg, no feminino, e -81kg, -90kg, -100kg e +100kg, no masculino. As eliminatórias começam a partir das 9h (horário de Brasília), com as disputas por medalhas às 15h. CBJ TV, Sportv e Canal Olímpico do Brasil fazem a transmissão ao vivo.


Agenda


Sábado (02/11) — CBI Troféu Brasil

9h — Início dos Combates (F: -70kg; -78kg; +78kg | M: -81kg; -90kg)

11h30 — Início dos Combates (M: -100kg; +100kg)

15h — Disputas por Medalhas (F: -70kg; -78kg; +78kg | M: -81kg; -90kg; -100kg; +100kg)


Transmissão ao vivo:

Eliminatórias: CBJ TV

Disputas por medalhas: Sportv, Canal Olímpico do Brasil e NSports


Domingo (03/11) — CBI Grand Prix Nacional


9h — Início dos Combates

14h — Disputas por Medalhas


Transmissão ao vivo:

Eliminatórias: CBJ TV

Disputas por medalhas: Sportv, Canal Olímpico do Brasil e NSports


+INSCREVA-SE NA CBJ TV


Venha assistir diretamente da Arena UniBH!


Endereço: Rua da Bahia, 2244 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30160-012

Entrada: 1kg de alimento não-perecível (exceto sal)


O Troféu Brasil e o Grand Prix Nacional de Judô integram o programa de Campeonatos Brasileiros Interclubes e são realizados pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, Minas Tênis Clube e Federação Mineira de Judô.

Outras notícias + Lista completa
FORNECEDOR OFICIAL


Apoio governamental
Apoio governamental
APOIO INSTITUCIONAL