Brasil domina Open Pan-Americano Rio 2025 e fatura 11 medalhas de ouro
Competição reuniu 180 judocas de 11 nações, neste fim de semana, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro
O judô brasileiro dominou o Open Pan-Americano Rio 2025, que aconteceu neste fim de semana, na Arena Carioca 1, e faturou os ouros de 11 das 14 categorias em disputa. Em casa, a delegação formada por 146 atletas teve 49 medalhas e liderou com folga o quadro geral de países. A França conquistou os outros três ouros da competição.
O Open do Rio faz parte do calendário da Federação Internacional de Judô e rendeu 100 pontos aos medalhistas de ouro. Para os brasileiros, ainda, os títulos valeram uma vaga para disputar outra etapa de Open Continental, a ser definida pela comissão técnica da CBJ.
Sendo assim, estão classificados Paulo Rodrigues (66kg), Júlio Koda (73kg), Gabriel Falcão (81kg), Tiago Pinho (90kg), Juscelino Nascimento (+100kg), Eduarda Francisco (48kg), Gabriela Conceição (57kg), Sarah Souza (57kg), Ketelyn Nascimento (63kg), Gabrielle Ferreira (70kg) e Kátia Alves (+78kg).
Além das 49 medalhas do Brasil, a França faturou três ouros e dois bronzes; a Angola uma prata; e o Peru um bronze.
A Copa Júnior e Open de Judô Rio 2025 têm o patrocínio da Light por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer; e é realizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Instituto Ofir, sob chancela da Confederação Pan-Americana de Judô e da Federação Internacional de Judô, com apoio da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.