Branco Zanol visita sede da CBJ
O ex-atleta olímpico Branco Zanol esteve nesta quarta-feira pela primeira vez visitando a sede da Confederação Brasileira de Judô, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Durante uma hora Branco conheceu as instalações da CBJ e se reuniu com o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.
“Estou realmente impressionado com esta estrutura. Era algo que minha geração sonhou e estou feliz em estar vivo para ver isto acontecendo. O presidente Paulo assumiu este desafio e colaborou muito com este desenvolvimento”, diz Branco.
A frente do projeto social “Educação no Brasil”, Branco e sua equipe atendem 5 mil crianças em oito cidades do interior de São Paulo. E é justamente esta experiência de Zanol que poderá render frutos futuros para o ex-atleta da seleção e a CBJ.
“Estamos estudando uma parceria com o Branco Zanol para compartilharmos no nosso Avança Judô, projeto social da CBJ. O Branco foi um grande atleta no passado e atualmente tem conhecimento na gestão de projetos sociais e vamos ver uma forma dele participar conosco no desenvolvimento desses jovens em situação de risco. Este conhecimento dele no Terceiro Setor poderá ajudar nosso projeto”, diz o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.
Mesmo com o foco no judô social, Branco Zanol tem 12 atletas morando em São Paulo em busca do sonho de lutar pela seleção brasileira, além da atleta Adriele Sena, que em 2011 representou o Brasil no Mundial Sub 17.
“Hoje a Confederação passa por um momento dourado e sei que isto tudo que existe hoje não foi uma conquista fácil. É resultado da profissionalização do judô nacional. Além disto, estamos vendo uma descentralização do esporte. Tivemos uma final de campeonato brasileiro sub 20 entre dois atletas do nordeste e isto é maravilhoso. Não estou feliz só com a conquista das quatro medalhas olímpicas agora em Londres, mas, em ver o judô virar esporte nacional”.