Com profundo pesar, a Confederação Brasileira de Judô lamenta o falecimento de João Kiyokato Shimabukuro, nessa quinta-feira, 19, em Campo Grande (MS), aos 79 anos de idade.
Sensei João foi um dos fundadores da Federação de Judô do Mato Grosso do Sul e formou diversos judocas em seu dojô na Associação Mifune de Judô, fundada em 1965. Atualmente, seu filho, Marcos Shimabukuro, que integra o quadro de árbitros continentais da CBJ (FIJ B), é quem conduz a associação Mifune.
Ao longo de sua trajetória, Sensei João tornou-se uma das maiores referências no judô e no esporte do Mato Grosso do Sul. Ele era professor Kôdansha 7º Dan e deixa enorme legado.
“Me lembrarei sempre de você assim, meu amigo: sorriso no rosto, força e vontade de cada vez mais elevar o Judô na história do esporte no Mato Grosso do Sul. Vá em paz, seu legado será eterno, assim como nossa lembrança e carinho por você”, escreveu o professor João Rocha, ex-vice-presidente da CBJ.
A Federação de Judô do Mato Grosso do Sul também homenageou o Sensei João Shimabukuro nas redes sociais e decretou dois dias de luto oficial no estado.
A família do judô brasileiro solidariza-se aos familiares, amigos e alunos do Sensei João neste momento de despedida. Que ele possa descansar em paz.