Voltar para o topo

Notícias

09/09/21 16:27

Colaboradores da CBJ recebem treinamento sobre integridade

Equipe de funcionários da sede administrativa participou de Workshop sobre o programa de Integridade da CBJ conduzido pelo Dr Paulo Schmitt, consultor de integridade da Confederação

Paulo Schmitt, consultor de Integridade da CBJ, palestra para colaboradores. Foto: Lara Monsores/CBJ Paulo Schmitt, consultor de Integridade da CBJ, palestra para colaboradores. Foto: Lara Monsores/CBJ

A Confederação Brasileira de Judô promoveu, na última quinta-feira, 09, com seus funcionários na sede administrativa da entidade, treinamento específico voltado para questões de integridade. Responsável pelo desenvolvimento do Programa de Integridade da CBJ, o consultor Paulo Schmitt apresentou os pilares do programa e os principais riscos de integridade aos quais as entidades de administração do esporte estão suscetíveis, tanto interna, quanto externamente.  

“A gente está trabalhando hoje em três pilares, que são: as adequações das normas internas, regulamentos, toda a política de integridade da CBJ; estamos trabalhando já em ações educacionais pensando muito em como a gente vai comunicar isso ao público do judô; e também em cima de algo que é fundamental para qualquer programa de integridade, que é ter um bom canal de ouvidoria e denuncia para receber e estimular que as denúncias sejam feitas. E os objetivos são, dentro desses pilares, fazer com que o público interno, a face interna de integridade, ou a face externa dos grandes problemas de integridade possam ser combatidos através deste programa”, resumiu o dr Paulo Schmitt. 

Além da palestra, os funcionários receberam o Código de Conduta Ética da CBJ revisado e a Política Antidoping. Além disso, todos puderam esclarecer dúvidas sobre processos de denúncias e funcionamento dos dispositivos de controle, fiscalização e julgamento, como o Conselho de Ética e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva.  

Para o Dr. Paulo Schmitt, as características do Judô, como a sua filosofia baseada em princípios morais, favorecem à implantação de um programa de integridade com a cultura da disciplina e do respeito já pautando a modalidade desde suas origens.  

“No caso do judô, a gente tem um elemento fundamental que é o elemento da disciplina, já faz parte da filosofia do judô. Isso vai ajudar muito na implementação do programa que visa, justamente, valorizar o jogo limpo, o resultado que seja fruto da melhor performance, valorizar dentro da estrutura da Confederação uma conduta ética que atraia os patrocinadores e mantenha a credibilidade do judô no mais alto patamar que já possui, e nos blindar, dos principais problemas que enfrentamos no esporte, que são a manipulação esportiva, dopagem, abuso e assédios, preconceitos e racismo. Esses temas são muito importantes para a CBJ e ela vai fazer o que for possível para promover o bom combate”, concluiu Schmitt.

Acesse os documentos: 

- Programa de Integridade

- Política Antidoping

- Código de Conduta Ética 





Veja Também
28/10/21 15:58 Judocas brasileiros disputam Campeonato Mundial Militar, neste final de semana, em Paris 26/10/21 14:29 CBJ promove campanha de doação de sangue no Dia Mundial do Judô 25/10/21 12:31 Duas duplas representam o Brasil no Mundial de Kata a partir desta terça-feira, 26, em Lisboa 25/10/21 11:19 Brasil conquista 12 medalhas no Mundial de Veteranos disputado em Lisboa, Portugal 22/10/21 15:57 Rafaela Silva e Jéssica Pereira se enfrentam, neste domingo, em seletiva para o Brasileiro Sênior 20/10/21 23:50 Vence o Judô 20/10/21 08:11 ASSISTA AO VIVO - Campeonato Brasileiro de Judô - Sub-21 Feminino 17/10/21 11:48 Ellen Santana fica em quinto lugar, melhor resultado do Brasil no Grand Slam de Paris 15/10/21 15:02 Campeonato Brasileiro Sub-21 Feminino marca retorno das competições nacionais de Judô, na próxima semana 14/10/21 11:03 Seleção treina em Paris em preparação para o Grand Slam deste final de semana
PATROCINADOR MASTER
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
PARCEIROS DE MÍDIA
 
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB